Araia Unidombosco

geografo

Uma grande quantidade de estudantes recém-saídos do Ensino Médio busca informações sobre as carreiras para saber qual seguir. Quando se deparam com a de geógrafo, por exemplo, na maioria das vezes não sabem o que de fato é essa carreira.

Diante disso, resolvemos esclarecer quem é o geógrafo e qual sua área de atuação.

Quem faz graduação em Geografia é geógrafo?

Existe, na verdade, um grande embate sobre o assunto. O curso de graduação em Geografia pode ser oferecido com formação de licenciatura ou bacharelado.

A licenciatura permite que o profissional atue lecionando em escolas de ensino fundamental e médio, nesse caso, a Geografia.

O bacharelado proporciona uma formação mais ampla e um formato de atuação diferente e no caso da Geografia, para muitos, o título de geógrafo.

Neste artigo não vamos nos aprofundar nesta discussão, apenas explicar essa divergência e explicar sobre os dois tipos de cursos e suas atuações.

Como é a licenciatura?

O curso que o UniDomBosco oferece é de licenciatura, que como já dito, concede ao formado um diploma que o possibilita lecionar em instituições de ensino fundamental e médio.

É um curso na modalidade EAD, com duração de 4 anos.

Nele o estudante aprenderá disciplinas como:

Fica bem claro que é uma formação que mescla o estudo da Geografia com a parte pedagógica, necessária para a atuação como professor. E essa é a principal diferença entre o curso de bacharelado em Geografia.

No bacharelado, a formação é focada nos estudos da Geografia Humana/Física/Urbana, Geoprocessamento e Gestão Ambiental.

A atuação desse profissional é focada principalmente na pesquisa, atuando em empresas, instituições de governos e não governamentais.

Como é o mercado de trabalho?

Para os que fazem o curso de licenciatura, não costumam faltar vagas. Isso tem relação com a alta demanda versus a falta de profissionais.

Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil precisaria de cerca de 17 mil docentes dessa área para suprir o déficit. Existe uma carência de professores para a educação básica em todas as regiões do país, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

E isso não ocorre somente com a Geografia, mas em todas as áreas da Educação. Tem-se visto, inclusive, muitos professores fazendo uma segunda licenciatura para atuar em mais de uma frente disciplinar nas próprias escolas que lecionam.

O UniDomBosco oferece cursos em outras áreas e também a segunda licenciatura em Pedagogia.

A média salarial de um professor de Geografia é de R$2500,00, segundo as pesquisas.

Quando a atuação é em outros setores, principalmente no setor de Engenharia, o salário médio é de R$4600,00. O setor de engenharia é o que mais emprega profissionais formados bacharéis em Geografia.

Se interessou pelo curso de Geografia? Acesse nosso site e saiba mais informações.

última atualização em: 24 de maio de 2022