Vantagens de fazer a segunda licenciatura em Pedagogia

Avatar

Muitos profissionais da área da educação, em diferentes momentos da carreira, acabam se perguntando se vale a pena fazer uma segunda licenciatura. 

Isso porque fazer uma segunda licenciatura pode abrir um leque de opções significativas na carreira profissional. 

Mas o que é uma licenciatura? 

A licenciatura é o tipo de graduação com o objetivo de formar professores para atuação, em suas disciplinas de formação, no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. 

São os cursos, por exemplo, de Matemática, Física, História, Geografia, Letras, Sociologia, Química, Educação Física e outros. Em alguns desses, existem tanto a formação em licenciatura, como também de bacharelado.  

Se quiser entender melhor essa diferença, leia este artigo: Diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo. 

Já, a Pedagogia é a licenciatura que permite a atuação dos chamados professores polivalentes, que ministram todas as disciplinas no Ensino Fundamental I e também na Educação Infantil. Atualmente, ainda, para lecionar na educação infantil, o profissional precisa da Pedagogia, ou um curso equivalente ao ensino médio, o chamado Curso Normal. Mas, além disso, o curso também costuma oferecer habilitação para atuar em cargos de gestão. 

Se a sua paixão é dar aulas, uma licenciatura é um curso para você. Porém, não é somente em sala de aulas que os formados em licenciatura podem atuar.  

O mercado de trabalho oferece diversos tipos de atuação para esse profissional em editoras, institutos de pesquisa, ONGs, e muitos outros. 

Além disso, para os profissionais que querem seguir a carreira acadêmica na área da Educação, a licenciatura é o início dessa trajetória e depois, a pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Se quiser saber quais as opções de pós-graduação na área que o UniDomBosco oferece, clique neste link

Por que fazer uma segunda licenciatura? 

Como já dito, fazer uma segunda licenciatura possibilita ao profissional aumentar sua área de atuação. 

Um professor de Matemática que faz uma segunda licenciatura, por exemplo, em Física, consegue aumentar a sua oferta de disciplinas e, com isso, aumentar a sua grade mensal de aulas. E assim ocorre com todas as outras disciplinas. 

O mercado de trabalho para professores no nosso país é grande e, inclusive, devido a essa alta demanda é que existe, por parte do governo, o incentivo à segunda licenciatura. 

A Resolução número 2 do MEC, de 2015, coloca que os já graduados numa primeira licenciatura podem concluir uma segunda graduação em um ano. 

Isso colabora tanto com os profissionais da Educação, quanto com o ensino no Brasil que, a cada ano que passa possui, um déficit maior de profissionais. 

O menor tempo de curso, a possibilidade do EAD e os valores acessíveis fazem com que a segunda graduação seja um ótimo caminho para os profissionais da Educação. 

Os que atuam na área privada se beneficiam ao conseguir novas vagas de trabalho e os da rede pública, além de aumentarem suas jornadas de trabalho, em sua maioria, conseguem melhores benefícios no seu plano de carreira. 

Veja quais são as opções de cursos de licenciatura que o UniDomBosco oferece: 

  • Educação Física 
  • Filosofia 
  • Geografia 
  • História 
  • Letras português/inglês 
  • Matemática 
  • Pedagogia 
  • Sociologia 

Todos os cursos são oferecidos na modalidade EAD. As licenciaturas, em sua maioria, costumam ter, em média, 3 a 4 anos de duração e exigir um Trabalho de Conclusão de Curso. 

lousa-com-escrito-sobre-as-vantagens-da-segunda-graduação-em-pedagogia

E por que fazer a segunda licenciatura em Pedagogia? 

Aqueles que possuem o diploma de graduação em disciplinas específicas, como Matemática, História ou Geografia, por exemplo, se beneficiam ao fazer a segunda licenciatura em Pedagogia, trazendo a possibilidade de novas oportunidades e melhores salários.  

A segunda licenciatura em Pedagogia traz os conhecimentos pedagógicos necessários para que esses profissionais de outras graduações possam atuar em cargos de gestão. Além, obviamente, de poder atuar em outros segmentos de ensino, como o Ensino Fundamental I. 

No curso de segunda licenciatura em Pedagogia do UniDomBosco, que tem duração de um ano, na modalidade EAD, são oferecidas disciplinas como: 

  • BNCC introdução, fundamentos e estrutura 
  • Linguagens 1 língua portuguesa   
  • Teoria e prática de ensino nas ciências da natureza anos iniciais  
  • Prática Pedagógica    
  • Alfabetização e letramento   
  • Matemática no Ensino Fundamental   
  • Linguagens 2 – arte anos iniciais   
  • Ciências humanas – geografia e história anos iniciais    
  • Literatura infanto-juvenil    
  • Campos do conhecimento da educação infantil e adequações pedagógicas  
  • Libras   
  • Educação de Jovens e Adultos   
  • Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem   

Conhecimentos pedagógicos suficientes que, aliados aos já adquiridos na primeira graduação, trazem a formação necessária para a nova atuação profissional. 

Se você já possui uma graduação na área da Educação e busca novas oportunidades de crescimento na carreira, ou até mesmo regularizar uma situação (pois muitos profissionais no Brasil atuam em disciplinas nas quais não são formados, devido à grande demanda e falta de profissionais), a segunda licenciatura certamente é para você. 

Busque mais informações no nosso site e aproveite essa opção de, em um ano, poder já estar atuando de forma diferenciada no mercado de trabalho. 

E para se manter sempre atualizado sobre cursos e o mercado de trabalho, continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.