Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


bacharelado

Os estudantes que estão em busca da graduação hoje em dia se deparam com os termos bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Ler esses termos nas descrições dos cursos, para muitos, causa mais dúvidas do que as que já existem com relação a que curso escolher.

Por isso, resolvemos explicar o que é cada um desses termos e ajudar os estudantes na escolha pelo curso de graduação que mais se encaixa aos seus desejos e necessidades.

Inicialmente, é preciso entender que esses termos se referem a graus acadêmicos de nível superior. Ou seja, vão definir qual será o tipo de formação, habilitação e diploma que o estudante terá ao se formar.

Bacharelado

Algumas profissões exigem a formação em bacharelado para que possam ser exercidas.

Estrutura do curso: disciplinas que combinam teoria e prática. Exige estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.

Tempo de formação: por serem cursos mais generalistas, a grade curricular é mais extensa e com isso os cursos costumam ter duração entre 3 e 6 anos.

Diploma: o diploma de nível superior é fornecido com o título de bacharel e, para muitas profissões, além dele, para atuar, é preciso obter registro nos conselhos específicos ou até realizar provas, como no caso do Direito.

Licenciatura

A licenciatura permite ao profissional dar aulas no Ensino Fundamental, Médio e profissionalizante, de acordo com a área de conhecimento em que se formou.

Estrutura do curso: cada curso possui disciplinas específicas, porém todos eles dão uma boa formação de disciplinas pedagógicas. Assim como no bacharelado, exige estágio e TCC.

Tempo de formação: também tem uma formação mais densa e por isso os cursos duram em média 3 ou 4 anos.

Diploma: o diploma de nível superior é fornecido com o título de licenciado e possibilita dar aulas, como já foi falado.

Tecnólogo

O tecnólogo foi criado para atender a uma demanda do mercado de profissionais com formação de nível superior, porém de formação mais específica.

Estrutura do curso: disciplinas mais focadas na prática, devido à necessidade de atender a uma formação técnica.

Tempo de formação: os cursos têm, em média, duração de 2 anos.

Diploma: o diploma de nível superior é fornecido como tecnólogo.

Dadas as devidas explicações, é preciso esclarecer que a escolha por um determinado tipo de formação depende do tipo de carreira que se pretende seguir. Como dissemos, algumas profissões exigem o bacharelado, por exemplo. Se o objetivo é dar aulas, é preciso fazer uma licenciatura. Assim como se o objetivo for uma formação mais rápida e técnica, o tecnólogo é o indicado.

Ficando mais claro esses detalhes técnicos de cada tipo de formação, é preciso que o estudante busque ter claro quais são os seus desejos e interesses profissionais, para então escolher qual curso se encaixa melhor.

No UniDomBosco são muitas as opções de cursos de graduação dos três tipos de formação e no site você pode conferir todas as especificidades de cada curso, para fazer a melhor escolha.

E continue acompanhando o Blog e as redes sociais para saber mais sobre carreira e mercado de trabalho.

 

última atualização em: 29 de março de 2022