Graduação Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres

bacharelado

Os estudantes que estão em busca da graduação hoje em dia se deparam com os termos bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Ler esses termos nas descrições dos cursos, para muitos, causa mais dúvidas do que as que já existem com relação a que curso escolher.

Por isso, resolvemos explicar o que é cada um desses termos e ajudar os estudantes na escolha pelo curso de graduação que mais se encaixa aos seus desejos e necessidades.

Inicialmente, é preciso entender que esses termos se referem a graus acadêmicos de nível superior. Ou seja, vão definir qual será o tipo de formação, habilitação e diploma que o estudante terá ao se formar.

Bacharelado

Algumas profissões exigem a formação em bacharelado para que possam ser exercidas.

Estrutura do curso: disciplinas que combinam teoria e prática. Exige estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.

Tempo de formação: por serem cursos mais generalistas, a grade curricular é mais extensa e com isso os cursos costumam ter duração entre 3 e 6 anos.

Diploma: o diploma de nível superior é fornecido com o título de bacharel e, para muitas profissões, além dele, para atuar, é preciso obter registro nos conselhos específicos ou até realizar provas, como no caso do Direito.

Licenciatura

A licenciatura permite ao profissional dar aulas no Ensino Fundamental, Médio e profissionalizante, de acordo com a área de conhecimento em que se formou.

Estrutura do curso: cada curso possui disciplinas específicas, porém todos eles dão uma boa formação de disciplinas pedagógicas. Assim como no bacharelado, exige estágio e TCC.

Tempo de formação: também tem uma formação mais densa e por isso os cursos duram em média 3 ou 4 anos.

Diploma: o diploma de nível superior é fornecido com o título de licenciado e possibilita dar aulas, como já foi falado.

Tecnólogo

O tecnólogo foi criado para atender a uma demanda do mercado de profissionais com formação de nível superior, porém de formação mais específica.

Estrutura do curso: disciplinas mais focadas na prática, devido à necessidade de atender a uma formação técnica.

Tempo de formação: os cursos têm, em média, duração de 2 anos.

Diploma: o diploma de nível superior é fornecido como tecnólogo.

Dadas as devidas explicações, é preciso esclarecer que a escolha por um determinado tipo de formação depende do tipo de carreira que se pretende seguir. Como dissemos, algumas profissões exigem o bacharelado, por exemplo. Se o objetivo é dar aulas, é preciso fazer uma licenciatura. Assim como se o objetivo for uma formação mais rápida e técnica, o tecnólogo é o indicado.

Ficando mais claro esses detalhes técnicos de cada tipo de formação, é preciso que o estudante busque ter claro quais são os seus desejos e interesses profissionais, para então escolher qual curso se encaixa melhor.

No UniDomBosco são muitas as opções de cursos de graduação dos três tipos de formação e no site você pode conferir todas as especificidades de cada curso, para fazer a melhor escolha.

E continue acompanhando o Blog e as redes sociais para saber mais sobre carreira e mercado de trabalho.

última atualização em: 29 de março de 2022