Graduação EAD
Graduação EAD

afinal-o-que-e-curso-tecnologo

Aqueles que estão em busca de um curso superior certamente já se depararam com o termo “curso tecnólogo”. Porém, muitos não sabem exatamente o que é esse tipo de curso e a diferença entre ele e as outras formações de nível superior.

Inclusive, uma das primeiras e principais dúvidas é sobre se o curso tecnólogo é um curso de nível superior. Sim, e para aqueles que querem informações mais precisas sobre a assunto podem acessar o parecer CNE/CES 436/01.

Qual a diferença do curso tecnólogo para os outros de nível superior?

Para explicar a diferença é importante contextualizar o porquê da chegada desse tipo de curso no nível superior.

Existem os cursos técnicos em nível médio, que têm como objetivo ensinar funções específicas para o mercado, porém que não exigem registro em conselhos de classe nem formações superiores mais específicas.

Os cursos tecnólogos surgiram para atender à demanda do mercado de uma formação técnica e, por isso, esses cursos possuem estrutura diferente dos modelos tradicionais, que são a licenciatura e o bacharelado.

No tecnólogo, a formação é em média de 2 anos, o foco é no exercício profissional e com isso as disciplinas são, em sua maioria, práticas. São exemplos os cursos de: Comércio Exterior, Defesa Cibernética, Coaching e Desenvolvimento Humano, entre outros.

A licenciatura tem enfoque em qualificar educadores e com isso tem um perfil mais teórico, além da duração média de 4 anos. São exemplos os cursos de História, Geografia, Matemática, Pedagogia e outros.

O bacharelado tem duração entre 4 a 6 anos e traz um caráter mais geral, levando o profissional a atuar em diferentes áreas dentro dessa formação. São exemplos os cursos de Administração, Economia, Engenharia de Produção, Biomedicina, entre outros.

Qual a procura e o mercado para a formação em tecnólogo?

De acordo com as pesquisas, a busca por esse tipo de formação tem aumentado a cada ano, assim como a procura por profissionais pelo mercado.

Devido a tudo isso, as opções de cursos e de instituições de ensino que oferecem esse tipo de formação tiveram um aumento considerado bastante significativo.

Alguns estudantes se preocupam em optar pela formação de tecnólogo, pensando em como o mercado recebe esse profissional, sobre a validação do diploma, se as oportunidades são as mesmas que dos outros cursos. E a verdade é que, como cada curso tem um objetivo e enfoque diferente, existe mercado e atuação para todos. Quanto ao diploma, ele tem o valor de uma graduação, inclusive para acesso às pós-graduações, e nos casos de concurso é preciso ler o edital do mesmo.

A escolha por um tipo de formação superior ou outra deve ser feita levando em conta fatores como a área que gostaria de atuar e o futuro profissional. Cada um, como já foi falado, tem um enfoque de estudo e profissional, e é essa avaliação que deve ser feita.

Busque informações sobre os cursos que sejam da sua área de interesse, converse com estudantes e profissionais que fazem ou fizeram a formação e escolha se o curso tecnólogo é para você.

Se quiser continuar sabendo mais sobre cursos e carreira não deixe de seguir o Blog UniDomBosco.

última atualização em: 1 de fevereiro de 2022