Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


afinal-o-que-e-curso-tecnologo

Aqueles que estão em busca de um curso superior certamente já se depararam com o termo “curso tecnólogo”. Porém, muitos não sabem exatamente o que é esse tipo de curso e a diferença entre ele e as outras formações de nível superior.

Inclusive, uma das primeiras e principais dúvidas é sobre se o curso tecnólogo é um curso de nível superior. Sim, e para aqueles que querem informações mais precisas sobre a assunto podem acessar o parecer CNE/CES 436/01.

Qual a diferença do curso tecnólogo para os outros de nível superior?

Para explicar a diferença é importante contextualizar o porquê da chegada desse tipo de curso no nível superior.

Existem os cursos técnicos em nível médio, que têm como objetivo ensinar funções específicas para o mercado, porém que não exigem registro em conselhos de classe nem formações superiores mais específicas.

Os cursos tecnólogos surgiram para atender à demanda do mercado de uma formação técnica e, por isso, esses cursos possuem estrutura diferente dos modelos tradicionais, que são a licenciatura e o bacharelado.

No tecnólogo, a formação é em média de 2 anos, o foco é no exercício profissional e com isso as disciplinas são, em sua maioria, práticas. São exemplos os cursos de: Comércio Exterior, Defesa Cibernética, Coaching e Desenvolvimento Humano, entre outros.

A licenciatura tem enfoque em qualificar educadores e com isso tem um perfil mais teórico, além da duração média de 4 anos. São exemplos os cursos de História, Geografia, Matemática, Pedagogia e outros.

O bacharelado tem duração entre 4 a 6 anos e traz um caráter mais geral, levando o profissional a atuar em diferentes áreas dentro dessa formação. São exemplos os cursos de Administração, Economia, Engenharia de Produção, Biomedicina, entre outros.

Qual a procura e o mercado para a formação em tecnólogo?

De acordo com as pesquisas, a busca por esse tipo de formação tem aumentado a cada ano, assim como a procura por profissionais pelo mercado.

Devido a tudo isso, as opções de cursos e de instituições de ensino que oferecem esse tipo de formação tiveram um aumento considerado bastante significativo.

Alguns estudantes se preocupam em optar pela formação de tecnólogo, pensando em como o mercado recebe esse profissional, sobre a validação do diploma, se as oportunidades são as mesmas que dos outros cursos. E a verdade é que, como cada curso tem um objetivo e enfoque diferente, existe mercado e atuação para todos. Quanto ao diploma, ele tem o valor de uma graduação, inclusive para acesso às pós-graduações, e nos casos de concurso é preciso ler o edital do mesmo.

A escolha por um tipo de formação superior ou outra deve ser feita levando em conta fatores como a área que gostaria de atuar e o futuro profissional. Cada um, como já foi falado, tem um enfoque de estudo e profissional, e é essa avaliação que deve ser feita.

Busque informações sobre os cursos que sejam da sua área de interesse, converse com estudantes e profissionais que fazem ou fizeram a formação e escolha se o curso tecnólogo é para você.

Se quiser continuar sabendo mais sobre cursos e carreira não deixe de seguir o Blog UniDomBosco.

 

 

 

última atualização em: 1 de fevereiro de 2022