Conheça opções de graduação na área da educação

Podemos dizer que os cursos na área da educação são dos mais antigos e que possivelmente não deixarão de existir, independente do avanço tecnológico.

A procura pelos cursos na área da educação sempre existe, em maior ou menor grau, e é uma área vasta, que traz boas opções para quem se interessa.

A dúvida de muitos estudantes ao buscar a área da educação é sobre ela ser focada somente para quem deseja ministrar aulas, ser professor. Mas na verdade nem todos os cursos nessa área possuem somente esse enfoque.

Para entender essa questão é preciso saber a diferença entre licenciatura e bacharelado.

Licenciatura: prepara o profissional para lecionar.

Bacharelado: prepara o profissional para atuar em diferentes contextos.

Dito isso, podemos citar, por exemplo, que na graduação em Educação Física do UniDomBosco o estudante escolhe entre uma dessas opções na modalidade presencial. Se ele optar pela licenciatura, poderá atuar exclusivamente na educação física escolar. Se optar pelo bacharelado, poderá atuar como educador físico em outros locais que não escolas, com atividades não competitivas e esportes.

Por isso, é importante, ao buscar um curso de graduação na área da educação, entender qual é o objetivo e qual a opção de formação que o curso proporciona.

Quais são os principais cursos na área da educação?

Como é o mercado de trabalho para essa área?

O mercado de trabalho é amplo, tanto para quem opta pela licenciatura, quanto pelo bacharelado.

Para os que optam pela licenciatura, as opções de vagas nas escolas tanto particulares quanto públicas são amplas. Os salários variam muito de acordo com o nível escolar, região do país, setor.

Os maiores salários dentro das licenciaturas estão, em sua maioria, na rede pública, principalmente no nível superior. Para atuar nesse nível, além da licenciatura, é preciso fazer especializações como mestrado e doutorado. Com isso é possível, além de lecionar, atuar com pesquisa.

Mas não existem somente as vagas em escolas regulares, tendo também mercado em escolas especializadas, de cursos livres, de idiomas.

A atuação do profissional da área da educação também ocorre em ONGs, hospitais, empresas, tanto para quem tem licenciatura ou bacharelado, mas que depende, em alguns casos, também de especializações.

Se especializar na área da educação é um quesito importante e que aumenta não só as possibilidades de ganho como as de atuação.

Como já dissemos, é uma área que tende a ter muitas mudanças, porém a educação é  uma das bases de uma sociedade e com isso uma área que sempre, de uma forma ou outra, irá existir.

Se você se interessa por ela, busque mais informações e boa sorte!

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.