Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


historiador

O termo historiador nos remete a imagens trazidas pelos filmes de pessoas com uma lente desvendando mistérios. Porém, na prática e na vida real, o que seria um historiador? E quem se forma em História é um historiador?

Enfim, para esclarecer essas dúvidas resolvemos falar um pouco sobre a graduação em História e as áreas de atuação de quem faz esse curso.

O curso de licenciatura em História do UniDomBosco tem duração de 4 anos na modalidade EAD.

Ele tem como foco principal instrumentalizar, teórica e metodologicamente, o estudante. Para isso proporcionando-lhe uma formação ampla e adequada ao exercício profissional e capacitá-lo para a pesquisa.

Para isso, o estudante aprende disciplinas como:

Com isso, podemos dizer que quem faz uma graduação em História é um historiador.

No dicionário, historiador é: Aquele que se dedica ao estudo da história.

Mas quais são as áreas de atuação profissional?

A primeira da lista, e a que a maioria já imagina, é a atuação como professor de História. Os cursos de licenciatura concedem a habilitação para lecionar em escolas de Ensino Fundamental II e Médio.

A elaboração de materiais didáticos também é um caminho que os profissionais da área podem seguir. Nos dias de hoje, é um campo de atuação que tem crescido muito e que pode abranger também elaboração de questões para materiais de estudo, ENEM, entre outros.

A carreira acadêmica, ou seja, a de estudar e pesquisar sobre a área, também é uma das opções de atuação, porém requer que após a graduação o profissional busque especializações. Essa atuação pode ocorrer tanto em instituições de ensino como em empresas.

Para os profissionais que não querem lecionar e não se enquadram na carreira acadêmica tradicional, existem outras opções de atuação nos meios de comunicação. Atuando por exemplo, como analista, comentarista ou colunista. A visão do historiador é essencial em diversos tipos de conteúdo. Atuar como consultor de produções culturais como peças e filmes pode ser um caminho nessa profissão. Além dessa atuação poder também ocorrer em empresas do segmento de moda e marketing.

Além disso, existem opções de atuação em museus, órgãos públicos e privados relacionados ao patrimônio cultural ou histórico.

A faixa salarial varia muito, obviamente, de acordo com a área de atuação principalmente.

Se você se interessa pela História e acha que seu perfil se encaixa em uma dessas atuações, entre no site e descubra maiores informações sobre o curso.

E se ainda não segue as redes sociais do UniDomBosco, comece agora pois diariamente muitos conteúdos interessantes são postados.

 

última atualização em: 18 de abril de 2022