Graduação EAD
Graduação EAD

historiador

O termo historiador nos remete a imagens trazidas pelos filmes de pessoas com uma lente desvendando mistérios. Porém, na prática e na vida real, o que seria um historiador? E quem se forma em História é um historiador?

Enfim, para esclarecer essas dúvidas resolvemos falar um pouco sobre a graduação em História e as áreas de atuação de quem faz esse curso.

O curso de licenciatura em História do UniDomBosco tem duração de 4 anos na modalidade EAD.

Ele tem como foco principal instrumentalizar, teórica e metodologicamente, o estudante. Para isso proporcionando-lhe uma formação ampla e adequada ao exercício profissional e capacitá-lo para a pesquisa.

Para isso, o estudante aprende disciplinas como:

Com isso, podemos dizer que quem faz uma graduação em História é um historiador.

No dicionário, historiador é: Aquele que se dedica ao estudo da história.

Mas quais são as áreas de atuação profissional?

A primeira da lista, e a que a maioria já imagina, é a atuação como professor de História. Os cursos de licenciatura concedem a habilitação para lecionar em escolas de Ensino Fundamental II e Médio.

A elaboração de materiais didáticos também é um caminho que os profissionais da área podem seguir. Nos dias de hoje, é um campo de atuação que tem crescido muito e que pode abranger também elaboração de questões para materiais de estudo, ENEM, entre outros.

A carreira acadêmica, ou seja, a de estudar e pesquisar sobre a área, também é uma das opções de atuação, porém requer que após a graduação o profissional busque especializações. Essa atuação pode ocorrer tanto em instituições de ensino como em empresas.

Para os profissionais que não querem lecionar e não se enquadram na carreira acadêmica tradicional, existem outras opções de atuação nos meios de comunicação. Atuando por exemplo, como analista, comentarista ou colunista. A visão do historiador é essencial em diversos tipos de conteúdo. Atuar como consultor de produções culturais como peças e filmes pode ser um caminho nessa profissão. Além dessa atuação poder também ocorrer em empresas do segmento de moda e marketing.

Além disso, existem opções de atuação em museus, órgãos públicos e privados relacionados ao patrimônio cultural ou histórico.

A faixa salarial varia muito, obviamente, de acordo com a área de atuação principalmente.

Se você se interessa pela História e acha que seu perfil se encaixa em uma dessas atuações, entre no site e descubra maiores informações sobre o curso.

E se ainda não segue as redes sociais do UniDomBosco, comece agora pois diariamente muitos conteúdos interessantes são postados.

última atualização em: 18 de abril de 2022