Imagem destacada do curso

História

Graduação • Licenciatura

Apresentação

O objetivo geral do curso de Licenciatura em História, modalidade EAD, é instrumentalizar, teórica e metodologicamente, o acadêmico, proporcionando-lhe uma formação ampla e adequada ao exercício profissional a que se destina e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para a pesquisa.

O profissional de História deve dominar conceitos básicos da produção histórica, manejando dessa forma instrumentais que deem conta da pesquisa e da docência; deve reconhecer as diferentes formas de construção da história, colocá-las como ponto de análise e discussão e se relacionar com elas de maneira crítica. Para isso, o professor/pesquisador terá, em sua formação, elementos/informações que lhe capacitem a compreender a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, de formular os conceitos de tempo histórico, sujeito e fato e de compreender as múltiplas tradições civilizatórias e manifestações culturais. Dessa forma o curso de Licenciatura e História garantirá a formação intelectual necessária, bem como a viabilidade de experiência da prática pedagógica e de criatividade no manejo da produção histórica.

O professor de história pode também, a partir de seu aprofundamento, diálogo e estudo com e das mais variadas expressões artísticas, desenvolver atividades que não sejam especificamente da prática de ensino da História vinculadas a espaços de ensino formal, mas que estejam ligadas ao patrimônio artístico e cultural, como assessorias ou gestão e organização de arquivos, museus, imprensa e outras áreas de interesses afins.

Os diferenciais

O diferencial do Curso de História está na qualidade do processo de formação de seus alunos. Temos materiais, recursos pedagógicos e tecnológicos que atendem de forma significativa a aprendizagem dos alunos. Os professores do Curso têm experiência profissional na área e são especialistas, mestres e/ou doutores. O diferencial do Curso de História em EAD (Educação a distância 100% online) é a qualidade do material pedagógico, as rotas de aprendizagem, os estudos de caso e a tutoria ativa e participativa.

O mercado

A habilitação em Licenciatura se destina a formar profissionais para o magistério dos níveis Fundamental, Médio e Superior e prepará-los, também, para pesquisa. Em qualquer uma das atuações, ter uma formação completa, com a discussão de teorias e o conhecimento de ferramentas adequadas para a análise crítica e a proposições históricas, é primordial. Para o caso da atuação no Ensino Fundamental e Médio, o futuro professor poderá desenvolver material didático, terá competências para propor planos de aula e de ensino, capacidade de gestão escolar e conhecimento e habilidades para promover situações de debate e ação social. A formação em História abre espaço para a atuação na pesquisa que envolva uma posição analítica, crítica e reflexiva sobre temas como política, sociedade, economia, justiça social, temporalidades e espacialidades, cidadania, entre outros e que estejam atrelados às manifestações, períodos e processos históricos.

As habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso devem responder à formação profissional integral do egresso para que, dessa forma possa atuar junto à comunidade na qual se insere, socializar conhecimento e interagir com os diversos grupos sociais, comprometendo-se com a cidadania e a sustentabilidade.

Público destinado

O público alvo do curso são todos os estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que tenham como objetivo profissional ministrar as aulas de História em instituições de Ensino Fundamental e Ensino Médio, trabalhar com pesquisas históricas, com acervo de bibliotecas e consultorias sobre história em diferentes épocas e contextos.

Informações complementares

Periodicidade: Semestral

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Sem conceito

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação EAD em História, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 28 de fevereiro de 2024