O que faz um profissional de Administração

O profissional de Administração tem um grande repertório no que diz respeito à atuação na carreira. A pessoa que se forma na Graduação de Administração pode ter diversas alternativas de cargos, sejam eles em uma empresa pública ou privada.

O administrador tem um leque grande de atividades, que podem ir desde a operação do negócio em si até mesmo a trabalhos com um viés mais estratégico, dependendo da experiência profissional e da especialização de cada um.

Os cursos de Administração estão hoje entre os mais procurados no Brasil justamente pela alta demanda do mercado na busca por profissionais capacitados e bem preparados, além da já citada característica mais abrangente que a formação oferece.

O que faz um profissional de Administração?

Entre essa enorme gama na atuação, o profissional de Administração pode ter muitas funções dentro da empresa, como organizar os processos de trabalho, liderar uma ou mais equipes, definir estratégias e metas a curto e longo prazo, estar à frente do departamento de recursos humanos e até mesmo do financeiro.

As demandas ao profissional de Administração dependem bastante das características específicas de cada empresa, mas podem envolver também compra e venda de materiais, promoção de atividades e eventos diversos e relacionamento com outros setores, como o marketing, por exemplo.

Veja abaixo quatro dessas principais funções de forma um pouco mais detalhada:

Operação

A função mais comum de um profissional de Administração é cuidar de toda a operação da empresa, esteja ele em um cargo de gerente, CEO ou com outras nomenclaturas equivalentes. Nesse papel, a pessoa fica responsável por organizar toda a produção, do começo ao fim, garantindo as condições de trabalho (e cobranças) aos demais funcionários. Também pode comandar os Recursos Humanos, administrando contratações e eventuais demissões.

Logística

Pode estar ligada à operação ou não, dependendo da organização de cada empresa. Quando responsável pela logística, o administrador foca sua atenção mais nas questões de fora da empresa, como a compra de matéria-prima, relacionamento e distribuição de produtos e entregas para clientes.

Estratégia e Planejamento

Como um dos principais líderes do negócio, pode caber ao profissional de Administração desenvolver todo o planejamento estratégico da empresa, desde as avaliações e relatórios do momento atual em que a empresa se encontra, até os próximos passos, com opções de cenários variáveis, objetivos e, principalmente, meios de alcançá-los.

Marketing e Comercial

O administrador também pode desempenhar funções vitais no marketing e no departamento comercial da empresa, trabalhando lado a lado ou mesmo liderando as equipes que cuidam da imagem do produto, do atendimento aos clientes em todas as jornadas de compras, do time de vendedores e das ações publicitárias junto ao gerente de marketing.

Quer se formar um profissional de Administração?

Se você tem interesse em entrar para esse ramo recheado de oportunidades e com alta procura no mercado, o UniDomBosco pode ajudar com o primeiro passo: uma graduação de excelência.

O Centro Universitário, nota máxima no MEC e referência em ensino superior no Brasil, oferece cursos na área nas modalidades presencial e EaD. Conheça um pouco mais das propostas abaixo, faça a inscrição para o vestibular e dê o pontapé inicial em uma carreira de sucesso.

Conheça o curso de Graduação presencial em Administração

Conheça o curso de Graduação EaD em Administração

última atualização em: 30 de novembro de 2021