Graduação EAD 80% off

tcc

Os estudantes universitários, antes mesmo de ingressarem na graduação, começam a escutar sobre o TCC.

TCC é a abreviação de trabalho de conclusão de curso, um trabalho, como o próprio nome já diz, que é entregue ao final do curso como parte da formação e exigência para o complemento dela.

Nem todos os cursos de graduação exigem o TCC e algumas instituições e universidades têm algumas especificações diferentes.

Porém, de forma geral, existe um caminho, ou podemos dizer, um passo-a-passo para ajudar os estudantes nessa elaboração.

Antes de falar sobre ele, é importante ressaltar que esse tipo de trabalho não precisa ser e nem causar grandes “dores de cabeça”. Com organização, foco e o entendimento de que todo o processo é bastante enriquecedor, tanto para a vida acadêmica quanto profissional, finalizar o TCC será uma conquista importante.

Vamos ao passo-a-passo

Esse é o primeiro momento e um dos mais importantes. Uma boa escolha de tema colabora muito no processo e, principalmente, no resultado do trabalho apresentado.

Normalmente o TCC é elaborado durante o último ano da graduação e com isso já é possível identificar quais áreas possui mais interesse e afinidades, o que já facilita muito na escolha na do tema. Aliás, é aconselhável que, durante os primeiros anos da graduação, o estudante afine seu olhar para as disciplinas e temas que podem se tornar o objeto do TCC.

Um bom conselho para os estudantes é tentar sair do óbvio, de buscar temas que todo mundo faria ou que estão na “moda”. Apesar de ser mais fácil de encontrar informações sobre esses temas, também trazem maiores dificuldades para encontrar algo diferenciado dentre eles. Algumas universidades e orientadores, por exemplo, não aceitam em uma mesma turma mais de um aluno com o mesmo tema. Quando você sai do “lugar comum”, encontra opções interessantes e que serão muito mais agregadoras para sua formação.

Com o tema definido, é o momento de começar a pesquisar. Seja no momento que for da graduação essa escolha de tema, a pesquisa é o ponto chave de um TCC.

Pesquise em todos os meios, diferentes fontes e autores, procure outras pesquisas sobre o tema, enfim seja um verdadeiro pesquisador e anote com detalhes todo esse momento de consulta.

É essencial que nas anotações constem a bibliografia, com páginas e parágrafos de onde foram retiradas as informações, para facilitar o momento em que de fato o trabalho será escrito.

Muitos estudantes gostam, nessa fase de pesquisa e anotações, realizar fichamentos pois na hora de criar o esboço ou o trabalho propriamente dito, as informações são fáceis de serem acessadas.

Busque, com o orientador do seu trabalho ou da disciplina, quais são as partes essenciais no TCC, como por exemplo: Introdução, desenvolvimento, conclusão.

Com isso em mente, e com base nas pesquisas e anotações, monte um esboço de cada parte. Fazendo isso, você vai conseguir visualizar quais outras informações ainda precisam ser coletadas e quais das partes já possuem o suficiente.

Essa é a hora de literalmente colocar a “mão na massa”. Escreva seu trabalho, usando o esboço como base e as pesquisas.

Normalmente, essa fase é tão demorada quanto a de pesquisa, e muitos estudantes apresentam dificuldades na organização das ideias. Por isso o esboço é essencial, pois nele deve conter o que não pode faltar e isso orienta a escrita.

Muita atenção em ser o mais claro e objetivo possível. Escrever muito só para encher espaço, mas no fim só falar mais do mesmo, não é a melhor forma de fazer um bom trabalho.

Revisão é parte fundamental e ela deve ser feita por você, após ter finalizado e estar descansado do assunto. Muitos erros deixamos passar quando estamos muito focados no tema por longos períodos.

A revisão também deve ser feita pelo professor orientador, que avaliará vários itens e dará feedbacks importantes. Se por acaso não existir um professor que faça esse papel, peça para que outras pessoas leiam e oriente que elas procurem, além de erros de ortografia e gramática, falhas de comunicação.

A edição deve ser feita baseada nas orientações iniciais do TCC. A maioria segue as normas da ABNT para paragrafação, ordenação e outros. A nota do trabalho também é bastante influenciada pela apresentação correta do trabalho.

tcc

Viu como um passo-a-passo ajuda bastante a enxergar com clareza o que deve ser feito e como? Pronto para começar o seu TCC?

última atualização em: 27 de julho de 2022