O que são soft skills e hard skills?

Avatar
imagem-representando-soft-skills-e-hard-skills

No mercado de trabalho atual, é muito comum ouvir falar sobre soft skills e hard skills.

Mas a verdade é que muitas pessoas não sabem o que elas são e nem por que elas são tão faladas.

Para começar, vamos explicar o que são skills.

Skill, traduzido para o português, é habilidade. Ou seja, quando se fala em skills se refere às habilidades que um indivíduo possui ou adquire.

Então o que são soft skills e hard skills?

Soft = suave

Hard = difícil

Na tradução, porém, em se tratando de habilidades, as soft skills seriam as comportamentais e as hard skills as técnicas.

As técnicas são as habilidades comprovadas pelos diplomas, cursos e podem ser medidas por avaliações e testes.

São habilidades que podem ser aprimoradas por meio dos estudos e não necessariamente de graduação, porém para ser habilitado para algumas carreiras existe a necessidade.

As habilidades comportamentais também podem ser aprimoradas. Normalmente os indivíduos possuem algumas delas mais intrínsecas, porém é possível aprimorar qualquer tipo dessas habilidades.

Esse aprimoramento ocorre também por meio de estudos, mas muito mais pela prática.

Alguns exemplos de soft skills são: persuasão, comunicação, empatia, resiliência, autocrítica, criatividade e inteligência emocional.

Como identificar minhas skills?

Como já ficou claro, as hard skills são simples de serem identificadas e colocadas no currículo.

Porém, as soft skills, por serem subliminares, muitas vezes são mais difíceis de serem identificadas, tanto por nós mesmos quanto pelos recrutadores.

Para identificá-las em nós mesmos vale pensar sobre as características mais marcantes da sua personalidade e comportamento. Certamente você, no decorrer da vida, já observou se tem traços de liderança ou se tem uma escuta atenta do outro, entre outras coisas.

É possível também realizar testes comportamentais, com profissionais como psicólogos e coaches, que ajudam bastante a entender melhor suas habilidades e, por consequência, como aprimorá-las.

Nos processos seletivos, muitas vezes os recrutadores aplicam alguns testes com o objetivo de identificar essas habilidades nos candidatos.

Quais são as skills mais procuradas no mercado de trabalho?

As hard skills têm relação específica com a vaga pretendida e nesse quesito é preciso apresentar as formações necessárias para tal. Todo profissional sabe o quanto o mercado atual de trabalho está competitivo e com isso ter cursos atuais no currículo faz grande diferença.

De acordo com os especialistas, as soft skills mais procuradas atualmente são:

  • Criatividade;
  • Colaboração;
  • Controle emocional;
  • Comunicação;
  • Atenção;
  • Positividade;
  • Planejamento;
  • Liderança;
  • Criticidade.

Esses são alguns exemplos das mais procuradas, porém, obviamente, também têm relação com a vaga que o candidato irá ocupar.

O importante é saber quais são suas soft skills e hard skills, se elas se encaixam na sua área de atuação, se é possível aprimorá-las e como adquirir novas.

O profissional da atualidade é aquele que busca ter a maior quantidade de skills possíveis, para colaborar de forma mais ampla possível no mercado de trabalho. As soft skills, principalmente, são habilidades que quanto mais, melhor. E quanto mais aprimoradas, maiores os benefícios pessoais e profissionais.

Conseguiu identificar suas soft skills e hard skills?

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter atualizado sobre o mercado de trabalho atual.

Nos siga também nas redes sociais.