Graduação EAD
Graduação EAD

dia-do-estagiario

Em 18 de agosto é comemorado o dia do estagiário e, embora muitos estudantes não deem o devido valor a esse cargo e experiência, esse é um dia importante.

Importante exatamente devido ao fato do estágio ser um momento de muito valor na carreira profissional. Os primeiros contatos de um profissional com grande parte das atuações ocorrem por meio dele e isso traz muitas vantagens.

Mas, vamos entender um pouco mais sobre o que é ser estagiário?

O estágio é o período em que o estudante vivencia, na prática, os estudos teóricos vistos nos cursos. O estagiário é então um aprendiz em uma empresa, hospital, escola, com o objetivo de observar e praticar, com orientação, a dinâmica profissional do dia a dia da profissão escolhida.

Na hierarquia de cargos profissionais, o estagiário está no primeiro nível, engatinhando no seu caminho no mercado profissional.

Existem diferentes tipos de estágios:

Esse é o tipo de estágio que faz parte da grade escolar do curso de graduação escolhido. São determinadas as quantidades de horas, existe a necessidade de entrega de relatórios e outros documentos e, para que o aluno se forme, ele precisa ter realizado esse tipo de estágio. No entanto, não faz parte da grade curricular de todos os cursos.

É o tipo de estágio no qual existe uma remuneração pelo trabalho realizado. Ele pode, de alguma forma, fazer parte do estágio obrigatório ou pode ser somente uma escolha do estudante para o ingresso no mercado de trabalho.

Como o próprio nome diz, nesse tipo de estágio existe uma ação voluntária, ou seja, de livre e espontânea vontade do estudante e sem nenhum tipo de remuneração.

Em todos os tipos de estágios, o objetivo principal é o aprendizado e a vivência da profissão. Exatamente por esse motivo é que ele se torna tão importante pois, de fato, a teoria e a prática são muito diferentes. Somente podendo experienciar tudo o que o estágio traz, é que o estudante vai saber ou não se sua escolha profissional foi a melhor para ele, além de ter todas as oportunidades de aprendizado para se sentir apto a exercer suas funções.

Por que o dia 18 de agosto é o dia do estagiário?

No dia 18 de agosto de 1982, foi promulgado o Decreto nº 87.497, que tratava sobre o estágio. Em 2019 esse decreto foi revogado, porém a data continuou a ser considerada como o dia do estagiário.

Atualmente, a lei que rege o estágio no Brasil é a LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008., conhecida como a Lei do Estagiário.

No nosso blog temos um artigo dando dicas de filmes sobre estagiários e sobre melhores sites para se buscar vagas de estágios. Vale dar uma conferida neles.

Gostou de saber um pouco mais sobre o dia do estagiário? Você está fazendo estágio? Conte sua experiência nos comentários.

última atualização em: 9 de agosto de 2022