Graduação EAD 80% off

estágios

Os estágios fazem parte da vida do estudante, em algumas etapas dela, e têm um papel importante e, muitas vezes, decisivo.

Como o estágio tem o papel de demonstrar a atuação profissional na prática e possibilita muitos aprendizados para uma maioria e frustração e indecisão para uma parte dos estudantes.

Muitas são as formas de aprendizado e vamos falar um pouco sobre elas.

A frustração e a indecisão ocorrem quando o estudante, durante essa prática, percebe que aquela profissão não é como ele imaginava, que não se sente feliz fazendo aquilo e outros sentimentos. Isso ocorre com alguns e é preciso dizer que esses sentimentos fazem parte do processo e que, se avaliados todos os prós e contras, o estudante entender que quer mudar de curso, ele deve fazê-lo. Somente sabemos se algo de fato nos cabe quando experimentamos e esse é, inclusive, um dos objetivos dos estágios.

Mas, para os que vivem a experiência como aprendizado, uma dica essencial é que ele de fato seja usado para isso e não somente para cumprir horas obrigatórias ou ganhar um pouco de dinheiro para ajudar a pagar as contas.

E falando nisso, quais são então os tipos de estágios?

Como o próprio nome diz, esse é o tipo de estágio que o estudante é obrigado a fazer durante o curso como parte das disciplinas. Nem todos os cursos possuem esse tipo de estágio e a quantidade de horas que precisam ser cumpridas é determinada pelo MEC. Esse tipo de estágio é sempre, de alguma forma, acompanhado pela instituição de ensino, seja por meio de relatórios ou de avaliação de professores, pois, como já dito, faz parte da grade curricular.

Voluntário, ou seja, feito por livre e espontânea vontade do estudante. Normalmente, o objetivo do estudante é aprender na prática algumas habilidades e conhecimentos específicos da sua área de conhecimento, em algum local específico que só tenha esse tipo de estágio.

O nome também já deixa claro do que se trata. Nesse tipo de estágio o aluno recebe uma remuneração pelas horas mensais de estágio.

Esse tipo pode tanto ser o obrigatório, quanto o voluntário, mas nesse caso existe a diferença do pagamento.

E o que os estágios trazem de aprendizado?

Poderíamos fazer uma lista enorme de aprendizados que os estágios trazem, inclusive dividindo essa lista por cursos, mas vamos falar de forma mais geral.

O estágio proporciona a vivência dos aspectos estudados, na teoria, nos cursos de formação.

Exatamente por trazer a vivência é que alguns cursos trazem isso como obrigatório e outros, não.

Imagine um professor saindo da graduação sem nunca ter vivenciado a prática? Agora pense num profissional da saúde só escutando teorias e indo atender a um paciente, sem supervisão e sem nunca ter pisado em um hospital antes?

Agora, outros cursos já têm uma realidade diferente, mas nem por isso os estágios trazem menos aprendizados. Toda e qualquer vivência prática traz com ela uma “bagagem” que, com certeza, fará diferença na atuação profissional.

Como escolher entre os tipos?

No caso do obrigatório, a escolha que o estudante possui é entre o remunerado ou não, e essa escolha, inclusive, deve ser feita com muita atenção. Alguns estágios remunerados acabam por não valorizar tanto a parte do aprendizado e acabam utilizando o estudante só como uma mão de obra de menor valor. Por isso é essencial buscar instituições focadas em estágios, ou da mesma área de atuação de seu curso, que tenham boas referências, e avaliar bem o contrato que será firmado.

Quanto ao voluntário, o que se deve levar em conta é a disponibilidade de tempo, assim como a não necessidade de remuneração. Porém, muitas vezes são oportunidades que não se pode deixar passar e, para isso, é preciso fazer alguns sacrifícios.

Mas seja qual for o tipo de estágio, sempre trazem boas oportunidades de aprendizado, além de networking e outros benefícios.

Agora conte nos comentários qual tipo de estágio faz ou vai fazer? E siga as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado, além de continuar acompanhando o Blog.

última atualização em: 29 de junho de 2022