Graduação EAD
Graduação EAD

quais-areas-mais-contratam

Muitos estudantes, antes de ingressarem na graduação, fazem diversas pesquisas e uma delas é sobre quais áreas mais contratam.

Não que os salários e o mercado de trabalho devam ser os principais quesitos em uma escolha profissional, mas a verdade é que são itens que devem, também, fazer parte da escolha.

Isso porque é mais do que sabido e comprovado que muitos fatores influenciam numa carreira profissional bem-sucedida e entre eles estão uma boa remuneração e um bom mercado de trabalho.

Pensando nisso, resolvemos trazer aqui um pouco de informações sobre as áreas que mais contratam atualmente.

Leia o artigo, mas sempre tentando conciliar suas habilidades, gostos e desejos com as informações que traremos, para fazer a melhor escolha possível.

O curso de graduação em Administração é um curso que abre muitas possibilidades para o profissional. A formação proporciona tanto a atuação em empresas de todos os mercados e em diferentes cargos, quanto as habilidades necessárias para abrir o próprio negócio.

O primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no país. O saldo no período ficou positivo, com 808.243 empresas abertas, descontadas as 541.884 empresas fechadas nos primeiros quatro meses do ano. Com esse resultado, o total de empresas ativas no país subiu para 19.373.257.”

Esses números comprovam o quanto esse é um mercado com muitas possibilidades e, com isso, os cursos nas áreas de gestão também podem ser colocados nessa lista.

Podemos citar nessa área alguns cursos e diferentes atuações.

O curso de Ciências Contábeis, por exemplo, é um curso que, assim como o de Administração, pode trazer muitas oportunidades para o profissional, dependendo das especializações que ele faça.

Com a formação inicial em contador, o mercado já é bastante atrativo, pois, como já vimos, o número de empresas no Brasil é alto e, além disso, existe a atuação para pessoas físicas. E esse profissional, quando se especializa em gestão, por exemplo, pode atuar em diferentes cargos no mercado empresarial.

O curso de Economia também é um curso que possibilita atuação em diferentes cargos, em empresas de todos os mercados, além de atuação no mercado financeiro. O mercado financeiro, atualmente, tem bastante destaque e, além das empresas e cargos tradicionais, podemos citar as muitas fintechs que surgiram nos últimos anos.

As engenharias de forma geral são áreas que estão em alta no mercado de trabalho.

Dentre elas, podemos citar como principais exemplos a Engenharia de Produção e a Engenharia da Computação.

A de Produção, pela polivalência da profissão e as muitas oportunidades nas empresas, como já citamos. A da Computação, pela área de tecnologia ser das que mais crescem e a que mais crescerá nos próximos anos.

Não é à toa que o curso de Direito é dos que mais formam profissionais todos os anos. A área de atuação é bastante abrangente, tanto no setor privado quanto público.

No setor público, muitos são os concursos públicos para profissionais dessa área e com bons salários e planos de carreira.

No setor privado, além da atuação como advogado, que é bastante ampla, dependendo da especialização que o profissional faça, ele pode atuar em diferentes cargos no mercado empresarial.

A área da tecnologia é das mais em alta atualmente e por motivos bem óbvios. A tecnologia faz, cada vez mais, parte do nosso dia a dia e, com isso, novos cargos e profissões são criadas, além de abrir o mercado para os profissionais e profissões que já existiam.

Estão na lista do Linkedin, de 2022, os 25 empregos que mais cresceram nos últimos anos e 15 deles são da área da tecnologia.

A área da Saúde sempre foi uma área com muitas oportunidades, não só de ganhos, mas também de mercado. Com o avanço tecnológico e, consequentemente, da medicina, a expectativa de vida das pessoas aumentou e com isso o cuidado com a saúde e tudo que a engloba também, fazendo crescer a procura por profissionais da saúde.

Podemos citar dois principais fatores para que a área de Marketing esteja nessa lista. O avanço tecnológico e o número de empresas no país.

A empresas buscam cada vez mais profissionais dessa área para alavancarem seus negócios, chegarem nos clientes e combaterem a concorrência, que aumentou devido aos avanços tecnológicos. Esse avanço também criou novas formas de se fazer marketing e, assim, novas profissões nesse mercado.

O que achou dessa lista? Vai te ajudar na escolha do seu curso de graduação? Conta nos comentários qual curso vai escolher.

última atualização em: 2 de agosto de 2022