Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


engenheiro-de-producao

A carreira do engenheiro de produção está nas listas de maior empregabilidade e, de acordo com as pesquisas, a busca por esses profissionais é alta, tanto no mercado brasileiro quanto no internacional.

Diante disso vamos falar um pouco sobre o curso de Engenharia de Produção, qual área de atuação e como é o mercado de trabalho.

Afinal, o que é a Engenharia de Produção?

Compete à Engenharia de produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.”

Como é o curso?

O UniDomBosco oferta o curso de Engenharia de Produção na modalidade EAD, com duração de 5 anos, que é focado na transformação do ambiente improdutivo em algo produtivo. O profissional formado em engenharia de produção é voltado não só para os processos, mas também para as pessoas envolvidas, atuando na otimização dos recursos das empresas e no bem-estar dos indivíduos.

Durante o curso, o estudante aprende disciplinas como: Fundamentos da Engenharia; Cálculo a uma variável; Representação Gráfica; Geometria Analítica e Álgebra Linear; Fundamentos da Administração; Probabilidade e Estatística; Química Fundamental e Instrumental; Desenho Computacional; Cálculo à múltiplas variáveis; Direito Empresarial; Estrutura e Propriedade dos Materiais; Algoritmos e Linguagem de Programação; Física Geral e Instrumental; Planejamento de Vendas; Planejamento, Programação e Controle de Produção; Gestão de Contratos; Matemática Financeira; Métodos Numéricos e Computação científica; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Legislação Fiscal e Tributária; Estatística Aplicada à Produção; Mecânica Geral; Eletrotécnica e Eletrônica Instrumental Gestão da Produção; Gestão da Manutenção; Gestão de Pessoas; Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia da Qualidade; Modelagem e simulação em Eng. de Produção; Resistência dos Materiais; Engenharia de Produto.

Quais áreas de atuação de um engenheiro de produção?

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, as áreas e subáreas do conhecimento que balizam os estudos e as atividades profissionais da área são:

Essa atuação pode ocorrer em indústrias e empresas de diferentes ramos de atuação, tanto privadas quanto públicas, como de automóveis, equipamentos, transporte, hospitais, telefonia, alimentos, petróleo e fundos de investimentos.

Diante dessa vasta área de atuação, o mercado para esse profissional é muito amplo, com muitas oportunidades e, dentro da área de Engenharia, é considerado o melhor atualmente.

De acordo com as pesquisas, a média salarial no Brasil é de R$7.500,00, porém podendo alcançar valores bem maiores, dependendo da área de atuação.

As oportunidades fora do Brasil são muitas e os salários são bastante atrativos. Para quem busca essas vagas é essencial uma formação no exterior, além de fluência em outros idiomas.

Tudo isso faz com que o curso de graduação em Engenharia de Produção, e todos dentre as engenharias, sejam dos mais procurados (uma média de 40 mil engenheiros se formam todos os anos no país).

O profissional de Engenharia de Produção é dos mais versáteis dentro da engenharia, devido a sua formação englobar conhecimentos de diferentes áreas e com diferentes enfoques.

Se você se interessa em se tornar um engenheiro de produção, busque maiores informações sobre a carreira e o curso de graduação para o quanto antes iniciar sua formação.

 

última atualização em: 20 de maio de 2022