Se interessa por uma graduação em Gestão?

Avatar

Está pesquisando sobre graduações e se interessou por uma graduação em Gestão?

Podemos dizer que esse tipo de curso é um dos que foram criados para atender às necessidades do mercado atual.

A cada dia que passa, o mercado percebe com mais clareza que cada área possui características muito específicas e, por isso, a gestão também requer uma atuação específica.

Com isso, a busca por profissionais mais especializados em áreas específicas da gestão se tornou mais comum e as universidades viram a necessidade de criar esses cursos.

Diante deste cenário, várias são as opções de cursos com foco nas diferentes áreas e mercados de atuação de um gestor.

Qual o papel de um gestor?

“O papel do gestor nas organizações envolve o planejamento das ações, a definição de suas metas e a correta alocação de recursos humanos, tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, entre outros, com a finalidade de atingir os objetivos estratégicos do negócio, motivando as equipes e garantindo que se entregue mais valor ao cliente final com eficiência e produtividade, atendendo aos valores e à missão da empresa.”

O papel do gestor é fundamental dentro de uma organização, pois ele desempenha um papel crucial na condução das operações, na gestão de equipes e na busca pelos objetivos estratégicos da empresa. As habilidades de um gestor desempenham, portanto, um papel essencial para o sucesso tanto de suas equipes quanto da organização como um todo. 

Vrja algumas das principais habilidades que um gestor deve possuir:

  • Liderança

A capacidade de inspirar, motivar e orientar sua equipe é das mais essenciais. Um bom gestor deve ser capaz de liderar pelo exemplo, demonstrando valores e comportamentos que inspirem confiança e respeito.

  • Comunicação Efetiva

É essencial que um gestor tenha habilidade para transmitir informações de forma clara e concisa. Além disso, é preciso também ter a capacidade de ouvir atentamente, expressar ideias de maneira compreensível e manter uma comunicação aberta com a equipe.

reuniao-de-gestores
  • Tomada de Decisão

Os gestores na maior parte das vezes se deparam com decisões desafiadoras e que precisam ser tomadas com rapidez. A habilidade de analisar rapidamente as situações, considerar opções e tomar decisões informadas é crucial para o sucesso.

  • Gestão de Tempo

A capacidade de priorizar tarefas, gerenciar prazos e otimizar a eficiência é vital. Isso não apenas beneficia o gestor, como também influencia positivamente a produtividade da equipe.

  • Habilidade Técnica

O conhecimento técnico sobre as operações da empresa é importante para orientar a equipe de maneira eficaz. Mas isso não significa que o gestor precisa ser um especialista em todas as áreas, mas sim ter um entendimento sólido do negócio de forma geral.

  • Empatia e Inteligência Emocional

A habilidade de compreender as emoções e necessidades dos membros da equipe, bem como lidar de forma efetiva com os conflitos, é essencial também são essenciais para um gestor. A empatia contribui para um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

  • Desenvolvimento de Equipe

Um bom gestor não apenas supervisiona, mas também trabalha no desenvolvimento contínuo da equipe. Isso inclui fornecer feedback construtivo, identificar oportunidades de treinamento, promover um ambiente que incentive o crescimento profissional, entre outras ações.

  • Adaptabilidade

O ambiente de negócios está em constante mudança. A capacidade de se adaptar a novas circunstâncias, tecnologias e métodos de trabalho é crucial para o sucesso a longo prazo tanto do gestor, quanto das empresas.

  • Visão Estratégica

Um bom gestor precisa ter uma visão clara dos objetivos de longo prazo da organização e saber como a equipe contribui para esses objetivos. Essa visão ajuda na definição de metas e na criação de estratégias eficazes.

  • Resolução de Problemas

Enfrentar desafios faz parte do papel do gestor. A habilidade de identificar problemas, analisar causas e implementar soluções eficazes é crucial para manter as operações em andamento.

As habilidades de um gestor são multifacetadas e exigem uma combinação de competências técnicas, interpessoais e estratégicas. Um gestor eficaz é aquele capaz de equilibrar essas habilidades para liderar uma equipe de forma produtiva e alcançar os objetivos organizacionais.

Quais as opções de curso de graduação em Gestão?

No UniDomBosco, temos as seguintes opções:

Todos eles são graduação do tipo tecnólogo, a distância, e têm duração entre 2 e 3 anos.

Se você se interessou por algum deles, acesse nosso site para saber mais informações.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

Como já dissemos, os cursos foram criados devido à demanda do mercado e, por isso, a área de atuação é ampla. Outro fator que influencia muito no amplo mercado é o crescimento das pequenas e médias empresas.

Os salários variam muito de acordo com o tipo de formação, o nicho de mercado, o cargo a ser ocupado e a região do país

Muitos profissionais, entendendo o aumento dessa demanda, têm, inclusive, feito a graduação em Gestão como segunda graduação, com o objetivo de se especializar numa área mais específica e conseguir melhores posições no mercado de trabalho.

Mas para os que querem se especializar, mas sem fazer a segunda graduação, existem as opções de pós-graduação em Gestão.

No UniDomBosco são várias opções de pós-graduação como: MBA em gestão de pessoas no setor público, MBA em gestão de contas públicas, MBA em administração estratégica da qualidade, entre outros.

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado sobre o mercado de trabalho.