Quais áreas de atuação de um profissional de enfermagem

Como parte da área da saúde, a Enfermagem é responsável por diversos tipos de atuação dentro não só do tratamento de doenças e lesões, mas também é fundamental na prevenção, cuidados de bem-estar de modo geral e estudos e pesquisas que auxiliam no desenvolvimento do ramo como um todo.

São muitas as possibilidades na carreira para o profissional da Enfermagem, atividade que cresce a cada dia por conta da visibilidade maior que a saúde vem tendo nos últimos anos. O curso de Graduação de Enfermagem, inclusive, é o mais procurado nas faculdades do Brasil e do mundo inteiro. 

Veja a seguir alguns dos principais campos de atuação do enfermeiro mais detalhadamente, mais saiba que existem muitos outros no dia a dia da profissão.

Geral
O profissional de Enfermagem Geral atua dentro de hospitais e clínicas, sejam públicos ou privados. Além dos cuidados ao paciente propriamente ditos, é o enfermeiro geral quem normalmente fica responsável pelo plantão na instituição ou empresa. Toma conta de escalas, cadastros e outras funções relacionadas à operação.

Home Care
Muitos pacientes, especialmente os mais idosos, não conseguem se locomover com frequência até hospital e clínicas. E é aí que entra o papel do profissional de Enfermagem Home Care. Ele se desloca até a casa da pessoa para um atendimento personalizado em domicílio. Planos de saúde já estão oferecendo esse tipo de serviço, que vê a demanda aumentar gradualmente.

Pediátrica
Assim como na medicina e na odontologia, a área da pediatria na Enfermagem é aquela que se dedica exclusivamente às crianças. Além do conhecimento técnico da profissão, o enfermeiro que escolher essa especialidade precisa ter aptidão no trato com os pequenos, que requer atenção redobrada e habilidades emocionais.

Obstétrica
A Enfermagem nesse ramo é focada nos cuidados com gestantes e também mães de bebês recém-nascidos. Apesar da existência do médico obstetra, os enfermeiros muitas vezes são quem orientam as grávidas e as famílias ao longo do período de consultas pré-natais, além de casos de traumas e/ou recuperações pós-parto.

Oncológica
Assim como na obstetrícia, a Enfermagem Oncologia algumas vezes é mais presente no dia a dia do paciente do que o próprio médico especialista. Isso porque é o enfermeiro quem conduz os tratamentos de pacientes diagnosticados com os mais diversos tipos de câncer. Orientam desde o uso de medicamentos, até as atividades de químio e radioterapia.

Resgate
Dentro de toda ambulância, é de praxe que, além do médico, haja um enfermeiro especialista de plantão, que já passa a atuar nos primeiros-socorros do paciente assim que acontece o primeiro contato com ele. Além do trabalho “móvel”, o profissional de Enfermagem de Resgate também pode estar no hospital e atender às pessoas que chegam com necessidades mais urgentes.  

Trabalho
Empresas de médio e grande porte normalmente têm ambulatórios disponíveis para os trabalhadores. O profissional de Enfermagem do Trabalho é o responsável por fazer esses locais funcionarem na prática, mesmo com a presença de médicos e dentistas.

Médico-Cirúrgica
Durante as cirurgias, os médicos são rodeados de auxiliares para que possam ter condições adequadas de realizar os procedimentos. Esses profissionais são quase todos enfermeiros especializados para tal.

Gestão
Como já citado no primeiro tópico, o profissional de Enfermagem, no papel de gestor, é quem realmente faz fluir a operação de hospitais e clínicas. A atuação passa por orientar, conduzir, treinar e até mesmo tomar decisões em relação aos demais enfermeiros e funcionários do local. 

Docência e Pesquisa
O profissional formado em Enfermagem pode ainda atuar dentro das faculdades e universidades. Além de compor o corpo docente dos cursos de saúde e de disciplinas da área, há também muita demanda por pesquisas na academia. Essas pesquisas são a base do desenvolvimento de tratamentos, descobertas de doenças, curas e vacinas.

Se interessa pela área de Enfermagem?

O UniDomBosco, referência em ensino superior no ramo da saúde, oferece formação completa para interessados em Enfermagem. Além da Graduação presencial, com metodologia e estrutura únicas no campus de Curitiba-PR, a instituição conta com três cursos de Pós-Graduação a distância para profissionais já formados:

– Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
– Enfermagem em Urgência e Emergência
– Enfermagem em Oncologia

Conheça os cursos mais de perto, garanta a sua vaga e siga acompanhando nosso Blog e as redes sociais para ver mais conteúdos sobre educação e carreira.

 

 

última atualização em: 14 de dezembro de 2021