Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


dia-mundial-da-saude

Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, mas por que devemos falar sobre ele?

Primeiro porque, infelizmente, saúde ainda não é algo acessível a todos; segundo, porque ainda uma grande maioria nem sequer entende o que, de fato, é ter saúde. E poderíamos listar vários outros motivos óbvios e não óbvios, mas vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 7 de abril de 1948, com o principal objetivo de conscientizar a população com relação à importância de manter corpo e mente saudáveis, e também falar de alguns problemas de saúde, alertando dos riscos e ensinando sobre prevenção.

A cada ano é escolhido um tema para ser o foco central da campanha e, em 2022, o tema é: Nosso planeta, nossa saúde.

Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos?

Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar?

Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta?

E com esse tema, a OMS traz uma discussão mais ampla relacionando, inclusive, com temas como mudanças climáticas, meio ambiente e outros.

Mas afinal, o que é saúde?

Em 1947, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Essa definição, atualmente, é muito mais abrangente, mas por meio dela já é possível compreender que saúde é diferente de não estar doente. Não é porque alguém não está com uma gripe, por exemplo, que tem saúde. É preciso avaliar o ser humano de forma completa, como diz a definição, e com isso fica claro o quanto saúde nos dias de hoje não é tão simples de se ter.

Pessoas que vivem em situações sociais desfavoráveis, pessoas que passam por situações que afetam seu estado mental, pessoas que não têm acesso ao sistema de saúde, todas essas, e muitas outras, não podem ser classificadas como tendo saúde.

Assim, o Dia Mundial da Saúde, e suas proposições, é cada vez mais importante e essencial para trazer à tona e gerar discussões sobre o tema de forma ampla, complexa e, principalmente, que envolva a população.

É urgente a compreensão de que saúde não depende somente de atitudes individuais, porém que essas atitudes são essenciais para que ela exista.

A consciência individual e coletiva sobre o assunto é que possibilita as mudanças necessárias com relação ao assunto saúde.

Nesse ano de 2022 o tema é esse e encaixa de forma muito exata com o momento em que vivemos. Se faz cada vez mais necessário o pensamento sobre como estamos inseridos no nosso planeta e como cada ação reflete nele e em todos os seus habitantes.

Que usemos esse dia, mas não só ele, como um “start” para reflexão e ações relacionadas à saúde individual e do planeta.

Faça sua parte e escreva nos comentários uma ação que você poderia iniciar nesse dia, pensando no “Nosso planeta, nossa saúde”.

E continue acompanhando o Blog e dando seu feedback.

última atualização em: 7 de abril de 2022