Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


saude-mental

Saúde mental sempre foi um tema importante e essencial, porém em muitos momentos negligenciado e, hoje, muito comentado.

Muito comentado, principalmente pelo fato de talvez estar sendo cada vez mais difícil manter a saúde mental em ordem devido a diversos fatores.

Saúde mental é o conjunto de fatores que envolvem o bem-estar psicológico, emocional e social de um indivíduo.

O que temos visto nos últimos anos, devido à pandemia e tudo o que ela trouxe e tirou, são muitas pessoas não conseguindo encontrar esse bem-estar. Não conseguindo equilibrar esse tripé e comprometendo sua saúde mental.

O objetivo desse artigo não é substituir a ajuda profissional, que é extremamente importante, mas sim dar algumas dicas que podem ajudar significativamente no dia a dia, colaborando assim para ter uma vida e saúde mental equilibrada.

Veja e compartilhe essas dicas:

Atividade física não é boa somente para o corpo. E, mesmo se fosse, já seria ótimo, pois quando nosso corpo funciona bem e nos sentimos com mais disposição, tudo tende a fluir melhor.

Porém, além desse benefício, muitos estudos mostram que a prática de atividade física diária, por pelo menos 30 minutos, ajuda a produzir serotonina (conhecida como o hormônio da felicidade), além de fortalecer a imunidade.

Já praticou sua atividade física hoje?

O sono é o chamado recarregador de baterias. A privação do sono, ou a falta de um sono de qualidade e reparador, pode causar desde simples lentidão no dia posterior, até ansiedade e outras alterações, de acordo com pesquisas realizadas no mundo todo.

Evitar cafeína e outros estímulos externos e internos, algumas horas antes de dormir, ajuda a ter um sono de maior qualidade.

Hidratação e alimentação influenciam na saúde mental? Claro. Quando não ingerimos a quantidade certa de vitaminas, sais minerais e outros elementos importantes, nossa energia diminui, o ânimo muda e a saúde física é prejudicada.

Uma pessoa fraca e desanimada tende a se sentir emocionalmente abalada, formando um ciclo muito prejudicial.

A busca pelo autoconhecimento é essencial para manter uma boa saúde mental. Quando nos conhecemos, sabemos o que nos faz bem e o que não faz, além de conseguir identificar com mais facilidade os momentos, situações, pessoas que tendem a “sugar nossa energia” e nos colocar emocionalmente vulneráveis.

Essa busca pelo autoconhecimento pode ser feita de diversas formas como, por exemplo, por meio de terapias tradicionais ou alternativas.

Tenha e pratique. Não adianta somente saber do que se gosta, é preciso que essas coisas façam parte do seu dia a dia.

Estar em contato constante com atividades que sejam prazerosas trazem bem-estar e isso é essencial para uma boa saúde mental.

A pandemia foi um ótimo exemplo de situação inesperada, mas não se trata somente de acontecimentos desse nível. Todos os dias, na vida pessoal e profissional, estamos sujeitos a situações inesperadas e saber lidar com elas de forma positiva é muito importante.

O estresse causado por não saber lidar com o inesperado, ou lidar de forma a causar emoções que não se consegue controlar, pode desencadear muitos problemas emocionais.

A última dica, mas não menos importante, é a de pedir ajuda. Saber pedir ajuda é um ponto chave para manter uma boa saúde mental.

Pedir ajuda com pequenas coisas e, principalmente, com as que, literalmente, estão te tirando o sono. Ajuda, tanto das pessoas que convivem com você, quanto ajuda profissional.

É essencial trazer para a sociedade essa conversa de que é saudável, importante, e uma prática normal e comum, buscar ajuda de profissionais da saúde mental.

Cuidar de nós mesmos, em todos os aspectos, é essencial.

Gostou dessas dicas de como manter uma boa saúde mental?

Continue acompanhando o blog e as redes do UniDomBosco para estar sempre atento às dicas sobre vários temas relevantes.

 

última atualização em: 9 de agosto de 2022