Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


testes vocacionais

Nem todos os alunos que estão prestes a ingressar na universidade sabem exatamente que carreira querem seguir e com isso os testes vocacionais são uma boa opção.

Muitas são as dúvidas dos estudantes sobre os seus gostos, desejos, habilidades e interesses. As dúvidas também têm relação com o como, por exemplo, em determinada carreira, as habilidades existentes seriam utilizadas.

Alguns alunos chegam ao terceiro ano do Ensino Médio, próximo de prestar o ENEM e os vestibulares, e o fato de não saberem que carreira gostariam de seguir os trava, comprometendo até seus desempenhos nesse momento.

Por todas essas razões, os testes vocacionais são vistos como uma boa forma de ajuda.

Mas afinal, o que são os testes vocacionais e como eles funcionam?

O teste vocacional é uma ferramenta utilizada para colaborar na escolha profissional. Essencial entender que é uma colaboração e não uma determinação.

Os testes vão indicar tendências, mostrar caminhos. Não é uma ciência exata, pois sucesso profissional é algo que depende de muitos outros fatores, além de vocação para determinada área.

Nos dias de hoje é possível encontrar testes vocacionais na internet e realizá-los em poucos minutos. Porém, como os testes não dão respostas exatas e sim como falamos, tendências, o ideal é que eles sejam realizados por um profissional.

O psicólogo é o profissional capacitado e habilitado para realizar os testes vocacionais e, juntamente com o aluno, entender os resultados.

Num teste vocacional são realizados testes de personalidade, aptidão e inteligência. É um processo interessante de autoconhecimento e, por isso, ter o psicólogo como guia torna-se muito vantajoso.

Com as informações coletadas, o profissional mostra os resultados dos testes, explicando como eles podem direcionar a escolha profissional e, ao mesmo tempo, como compreender melhor habilidades e aptidões.

Essa troca existente com o profissional, aliada ao conhecimento que ele possui sobre o assunto e sobre mercado de trabalho, é que faz com que os testes vocacionais colaborem de forma bastante positiva na vida dos estudantes.

O momento da escolha da formação universitária no nosso país é feita cedo, numa fase em que os alunos ainda não possuem total conhecimento sobre si mesmos, sobre mercado de trabalho e vida profissional. Com isso, os testes vocacionais servem como bons guias.

Porém, se você optar por realizar um teste vocacional pela internet, busque ler informações sobre os resultados em diferentes fontes, o que vai ajudar a entender melhor e, por consequência, buscar um caminho mais assertivo.

A dica de alguns especialistas é que mesmo aqueles que têm certeza da graduação a seguir deveriam fazer um teste vocacional, pois ele expande a consciência sobre habilidades e aptidões que podem ser muito úteis na vida acadêmica e profissional.

Conte nos comentários se você já fez um teste vocacional e como ele te ajudou.

Continue acompanhando o blog UniDomBosco e nossas redes sociais para se manter atualizado sobre carreiras e mercado de trabalho.

última atualização em: 15 de fevereiro de 2022