Dicas de como se preparar para o ENEM

ENEM

O exame costuma acontecer somente no final do ano, porém saber como se preparar para o ENEM desde o começo é essencial.

As escolas de Ensino Médio costumam preparar os alunos durante os três anos, mas é preciso que o próprio aluno também faça a sua organização de estudo. Principalmente no último ano, isso é essencial.

Por isso, resolvemos selecionar algumas dicas de como se preparar para o ENEM

• Analise o conteúdo programático

Saber e analisar o conteúdo programático é o passo número um, pois por meio dele é que é possível organizar todo o cronograma de estudos.

Destaque as leituras que precisam ser feitas, conteúdos nos quais você tem mais facilidade e nos quais tem mais dificuldades, para montar um cronograma eficiente.

• Organize um cronograma de estudos

Sabendo todo o conteúdo programático contemplado no exame, a organização do cronograma de estudos fica mais fácil de ser feita.

O ideal é que seja marcado o dia previsto da prova e feito um cronograma reverso, ou seja, analisando do dia da prova regressivamente até o dia do início dos estudos quantos dias e horas o estudante efetivamente terá.

Com essa informação, e com os conteúdos, é possível saber quantas horas de estudo para cada e organizar o cronograma.

• Priorize os conteúdos que tem mais dúvidas

Priorizar os conteúdos nos quais tem mais dúvidas é muito importante e pode ser, para muitos alunos, a única forma de conseguir estudar tudo o que precisa.

Lembrando que quanto antes começar os estudos, mais tempo terá.

• Treine

O treino para qualquer tipo de atividade é essencial. Na tarefa de como se preparar para o ENEM também.

Busque resolver questões de provas anteriores com frequência, colocando essa atividade no cronograma de estudos.

Treine também a redação, que tem um peso importante no ENEM.

• Atualize-se

Manter-se atualizado sobre o que está acontecendo no mundo é o diferencial para muitos estudantes. Muitas questões, e o tema da redação, são baseados em atualidades e os que estão antenados sobre os assuntos acabam tendo vantagens.

Muitas são as formas de se atualizar e colocar esse momento de leitura de sites de notícias no cronograma de estudos ajuda bastante.

Uma das formas comprovadas de reter conhecimento é ensinando. Então, se você possui um grupo de estudos, separem um tempo para que um ensine algo para os outros. Façam com que cada um ensine o que tem mais dificuldade, fazendo com que, dessa forma, esse conteúdo seja mais fixado.

No caso de não ter, grave as suas explicações para que você mesmo as ouça depois.

• Dedique-se

Dedicação é essencial para obter resultados, no que quer que seja.

Organize o seu cronograma de estudos e o cumpra com dedicação e certamente será recompensado com bons resultados.

Como dicas extras, separamos alguns artigos do nosso blog que podem ajudar.

Agora é arregaçar as mangas e se preparar.

Mantenha-se atualizado acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.