Graduação Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres

ENEM

O exame costuma acontecer somente no final do ano, porém saber como se preparar para o ENEM desde o começo é essencial.

As escolas de Ensino Médio costumam preparar os alunos durante os três anos, mas é preciso que o próprio aluno também faça a sua organização de estudo. Principalmente no último ano, isso é essencial.

Por isso, resolvemos selecionar algumas dicas de como se preparar para o ENEM

Saber e analisar o conteúdo programático é o passo número um, pois por meio dele é que é possível organizar todo o cronograma de estudos.

Destaque as leituras que precisam ser feitas, conteúdos nos quais você tem mais facilidade e nos quais tem mais dificuldades, para montar um cronograma eficiente.

Sabendo todo o conteúdo programático contemplado no exame, a organização do cronograma de estudos fica mais fácil de ser feita.

O ideal é que seja marcado o dia previsto da prova e feito um cronograma reverso, ou seja, analisando do dia da prova regressivamente até o dia do início dos estudos quantos dias e horas o estudante efetivamente terá.

Com essa informação, e com os conteúdos, é possível saber quantas horas de estudo para cada e organizar o cronograma.

Priorizar os conteúdos nos quais tem mais dúvidas é muito importante e pode ser, para muitos alunos, a única forma de conseguir estudar tudo o que precisa.

Lembrando que quanto antes começar os estudos, mais tempo terá.

O treino para qualquer tipo de atividade é essencial. Na tarefa de como se preparar para o ENEM também.

Busque resolver questões de provas anteriores com frequência, colocando essa atividade no cronograma de estudos.

Treine também a redação, que tem um peso importante no ENEM.

Manter-se atualizado sobre o que está acontecendo no mundo é o diferencial para muitos estudantes. Muitas questões, e o tema da redação, são baseados em atualidades e os que estão antenados sobre os assuntos acabam tendo vantagens.

Muitas são as formas de se atualizar e colocar esse momento de leitura de sites de notícias no cronograma de estudos ajuda bastante.

Uma das formas comprovadas de reter conhecimento é ensinando. Então, se você possui um grupo de estudos, separem um tempo para que um ensine algo para os outros. Façam com que cada um ensine o que tem mais dificuldade, fazendo com que, dessa forma, esse conteúdo seja mais fixado.

No caso de não ter, grave as suas explicações para que você mesmo as ouça depois.

Dedicação é essencial para obter resultados, no que quer que seja.

Organize o seu cronograma de estudos e o cumpra com dedicação e certamente será recompensado com bons resultados.

Como dicas extras, separamos alguns artigos do nosso blog que podem ajudar.

Agora é arregaçar as mangas e se preparar.

Mantenha-se atualizado acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.

última atualização em: 19 de fevereiro de 2022