Araia Unidombosco

o-que-e-gerontologia

A Gerontologia, de acordo com a Wikipédia, é o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.

Diferente da Geriatria, especialidade médica bastante conhecida, a Gerontologia foca na promoção do bem-estar, avaliando não somente os aspectos físicos, como também sociais, psicológicos e fisiológicos.

Com o aumento gradual da expectativa de vida da população, essa especialidade tem tido destaque tanto no meio acadêmico, como no profissional.

Como é a atuação desse profissional?

A atuação do Gerontologista acontece na prevenção, ambientação, reabilitação e nos cuidados paliativos.

Como prevenção, o profissional propõe ações que buscam antecipar os principais problemas que acometem os idosos, orientando para que sejam criadas as melhores condições para o envelhecimento com qualidade.

Como ambientação, ocorre o trabalho de orientação e criação de boas condições ambientais, nos mais variados espaços por onde os idosos circulam.

A reabilitação foca na proposta de intervenções, visando melhoria de condições, sejam elas físicas, emocionais ou sociais.

Os cuidados paliativos ocorrem quando são apresentadas doenças progressivas e irreversíveis, buscando bem-estar e dignidade ao idoso.

Quais áreas de atuação da Gerontologia?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a área de atuação é ampla e abrange essas principais áreas:

Quais os diferenciais do curso de pós-graduação em Gerontologia do UniDomBosco?

Visando atender à demanda do mercado, o curso foi criado na modalidade presencial.

Durante o curso o aluno terá contato com assuntos como: processo do envelhecimento humano, aspectos cognitivos e sociais relacionados ao processo de envelhecimento, aspectos nutricionais e farmacológicos no processo de envelhecimento (exames laboratoriais), fisiologia e prescrição clínica do exercício aplicada aos distúrbios musculoesqueléticos, alterações respiratórias, entre outros.

Um dos principais diferenciais do curso do UniDomBosco está na formação completa e de qualidade para o exercício da especialidade e posicionamento no mercado de trabalho como referência. O estudante fará parte de um Centro Universitário com mais de 50 anos de tradição em educação, nota máxima no MEC e com professores mestres e doutores entre os melhores de suas áreas.

Se você se interessou pelo curso, acesse nosso site e busque mais informações.

Gostando dos nossos conteúdos? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.

última atualização em: 13 de janeiro de 2022