educação-física

Está buscando um curso de graduação e o de Educação Física está na sua lista? Esse artigo tem o objetivo de trazer maiores informações sobre esse curso que, na área da Educação, é dos que mais ingressam estudantes. 

Inclusive, a principal dúvida dos estudantes ao buscarem esse curso é se ele forma somente professores e como é essa atuação. 

É bem importante entender quais são as opções de atuação na área, pois quando, durante o curso, chegar o momento, a escolha entre licenciatura e bacharelado precisa ser feita. 

Vamos entender a diferença entre licenciatura e bacharelado? 

A principal diferença entre um curso de licenciatura e de bacharelado, seja ele qual for, é que o primeiro habilita para atuação como professor em escolas de educação básica. 

Aquele que faz uma licenciatura possui habilitação para lecionar e o que faz bacharelado não possui essa habilitação. 

O bacharelado traz uma formação com foco na atuação da promoção da saúde física em diferentes ambientes, como academias, clubes, treinamentos esportivos e outros. 

O UniDomBosco possui o curso de Educação Física na modalidade presencial, tanto na licenciatura quanto no bacharelado, porém o curso na modalidade EAD é oferecido somente na licenciatura. 

Conheça um pouco mais sobre o curso do UniDomBosco 

Quando o estudante se matricula no curso de Educação Física presencial do UniDomBosco, seja ele licenciatura ou bacharelado, até o quarto período a matriz curricular é a mesma. 

Somente no quinto período é que, na licenciatura, o foco passa a ser educação e didática e, no bacharelado, em matérias biológicas, como fisiologia e anatomia. 

O curso presencial possui duração de 4 anos, com oferta no período diurno ou noturno. 

Essa é a matriz curricular comum aos dois cursos: 

A partir do quinto período, para os que optam pela licenciatura as disciplinas são: 

E para os que optam pelo bacharelado, são: 

Conhecer as disciplinas que fazem parte de um curso de graduação ajuda bastante no melhor entendimento de como será o curso. Nesse caso, é uma das formas, por exemplo, de escolher entre a licenciatura e o bacharelado. Conhecer as áreas de atuação e o mercado de trabalho também ajudam bastante nessa escolha, além, claro, da afinidade com a educação escolar, por exemplo. 

Uma das vantagens da matriz compartilhada até o quarto período é que se o estudante entender, nesse processo, que não se encaixa na escolha inicial, ele pode mudar de curso sem prejuízo de tempo, por exemplo. 

Porém é muito comum que os profissionais façam um dos tipos de curso inicialmente e depois realizem uma complementação pedagógica, buscando a outra formação. Com isso, o mercado de trabalho se expande e traz maiores benefícios para o profissional. 

Antes de se matricular, procure a maior quantidade de informações possíveis sobre as eventuais dúvidas, para que sua escolha seja a mais assertiva para você. 

Acesse o site do UniDomBosco para saiba mais sobre os cursos e continue acompanhando o blog e as redes sociais

última atualização em: 15 de novembro de 2022