Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


ansiedade

A ansiedade antes de alguns eventos importantes, como as provas, é mais comum do que se imagina.

Alguns estudantes chegam até a vivenciar o famoso “branco” que os impede de apresentar bons resultados nesse momento.

Os especialistas colocam que é importante diferenciar ansiedade e nervosismo.

O nervosismo é temporário e se resolve assim que o estresse vai embora, podendo ser controlado.

Por outro lado, os transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos que se desenvolvem a partir de sintomas complexos, incluindo genética, química cerebral e eventos da vida.

Dada essa definição, podemos entender que a maioria dos estudantes apresentam nervosismo e não ansiedade. Porém existem aqueles que apresentam, de fato, a ansiedade e nesses casos a indicação é que seja procurado um profissional especialista para avaliação e tratamento, quando indicado.

Mas não é porque a maioria tem nervosismo, e não ansiedade, que essa situação é fácil de ser resolvida e que não traz transtornos para os estudantes.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar os alunos a realizarem suas provas com mais tranquilidade e não deixando que o nervosismo tome conta e afete os resultados.

Nossas dicas servem tanto para as provas cotidianas da vida dos estudantes, quanto para as provas específicas, como vestibulares e concursos

Ter uma rotina de estudos ajuda o estudante a não estudar somente na véspera, o que é um fator que gera muito nervosismo.

Essas dicas desses artigos podem ajudar a montar uma boa rotina de estudos.

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-organizacao-de-estudos

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-tecnicas-de-estudo/

A respiração feita de forma correta e com atenção pode ser uma boa forma de acalmar o corpo e a mente.

Antes de iniciar a prova, respire profundamente e se concentre na respiração.

A prática de exercícios físicos ajuda no combate à ansiedade e alguns estudos mostram que colaboram com a memória, além de todos os benefícios para a saúde.

O hábito de ter boas noites de sono deve ser colocado em prática no dia a dia, porém, antes de uma prova, ter uma boa noite de sono colabora para que o corpo e a mente estejam descansados para este desafio, no dia seguinte.

O pensamento positivo ajuda a eliminar os pensamentos negativos que normalmente geram o nervosismo.

Acreditar que o esforço e atenção dados aos estudos vão proporcionar bons resultados ajuda a se concentrar e ter mais calma no momento da prova.

Essa dica ajuda estudantes que ficam nervosos durante a avaliação. Muitos, quando se depararam com uma questão em que têm dúvidas, se desesperam e acabam perdendo o foco e o controle.

Quando o estudante faz primeiro as questões em que tem certeza e segurança sobre a resposta, isso traz mais confiança e tranquilidade para depois resolver aquelas que geram dúvida.

Outras dicas poderiam ser dadas e gostaríamos que contassem nos comentários o que mais ajuda vocês a combaterem o nervosismo nos momentos das provas.

 

última atualização em: 22 de março de 2022