Conheça os pilares da empregabilidade

No livro “Empregabilidade”, José Carlos Minarelli fala sobre o conceito de pilares de empregabilidade.

Mas antes de falar sobre eles, é preciso saber o que é empregabilidade.

Empregabilidade refere-se aos atributos de uma pessoa que a tornam capaz de obter e manter um emprego.

“Para mim, empregabilidade é um conjunto de fatores que sustentam a nossa capacidade de produzir serviço. Gosto de usar essa definição, pois ela faz com que o profissional entenda que ele é um prestador de serviços para os outros. Com isso, percebendo que são os outros que justificam os seus trabalhos – as suas profissões – e que ao compreender as necessidades dos outros para oferecer uma solução, ele terá trabalho e remuneração sempre, seja com emprego, como consultor, como fazedor, ou seja, como for. Como autônomo, empreendedor individual, constituindo uma pequena ou média empresa de prestação de serviços.”

Empregabilidade é um termo muito mais abrangente do que emprego e tem relação com todas as formas de prestação de serviços. Quando essa visão fica clara, todos os profissionais compreendem a importância de conhecer e aprimorar os pilares da empregabilidade.

Diante disso, quais seriam os pilares da empregabilidade?

• Adequação vocacional

Ela tem relação com as vocações que a pessoa possui e que farão com que ela exerça determinada profissão de forma mais assertiva, na maior parte dos aspectos.

Alguns têm mais facilidade de entender suas vocações e escolher carreiras que combinem com elas, outros têm mais dificuldade e os testes vocacionais podem colaborar.

• Competência profissional

O quanto você se esforça para se manter sempre atualizado e executando o seu melhor profissionalmente?

Competência tem a ver com isso.

• Saúde física, mental e espiritual

É mais do que comprovado que estar bem física, mental e espiritualmente influencia nos resultados profissionais.

Além do fato de que a vida não é só trabalho e aquele que consegue equilibrar todas as áreas de forma mais saudável prospera mais.

• Reserva financeira

A falta de reserva financeira faz com que decisões sobre a carreira profissional sejam tomadas muitas vezes pensando no dinheiro e não em outros fatores, como objetivos, melhoria de vida pessoal e outros.

Além de que investir em conhecimento muitas vezes traz custos financeiros.

• Relacionamentos

Ou podemos chamar de networking. As relações são fundamentais na vida pessoal, e por que não seriam na profissional?

Boas relações abrem portas e no mercado de trabalho isso é um grande diferencial.

Esses pilares são interligados e não se pode dizer que um possui mais peso do que o outro na balança.

De nada adianta ter vocação, porém não estudar e se empenhar para ser um bom profissional. Assim como relacionamentos abrem portas para um profissional mediano, porém não o sustentam no emprego. E muitos outros exemplos poderiam ser dados para mostrar como eles se complementam.

Essa é uma teoria interessante, que deve ser avaliada com atenção, principalmente pelos jovens que buscam escolher uma graduação. Pesar o quanto seguir sua vocação pode ser importante em detrimento de uma escolha baseada somente nos possíveis ganhos financeiros. O quanto criar e manter relações pode fazer diferença, assim como construir uma carreira profissional alinhada com uma boa vida pessoal pode ser a chave do sucesso.

Você já ouviu falar sobre os pilares da empregabilidade? Conte nos comentários.