Você sabe o que é um headhunter?

headhunter

Já ouviu o termo headhunter? Sim, não, só superficialmente?

Esse é um termo bastante usado no mercado de trabalho, mas pouco conhecido por uma maioria e por isso vamos falar um pouco mais sobre o que é um headhunter, qual sua atuação e a importância.

O headhunter seria um “caçador de talentos”, ou seja, alguém contratado por uma empresa para buscar no mercado um tipo de profissional específico, para vagas que normalmente requerem um perfil e habilidades que não são encontradas com facilidade.

Normalmente, as principais funções do headhunter são:

• Estudar o mercado com profundidade;
  • Construir um bom networking com uma de rede de contato relevante;
  • Manter essa rede ativa, tanto real quanto virtualmente;
  • Entender as necessidades do mercado, assim como da empresa contratante;
  • Buscar profissionais compatíveis com a vaga, estejam eles buscando recolocação ou não;
  • Avaliar as hards skills e softs skills dos candidatos por meios de testes e ferramentas necessárias;
  • Manter contato constante e dar feedbacks para a empresa, assim como para os candidatos;
  • Apresentar à empresa os candidatos e dar suporte na tomada de decisão;
  • Negociação das condições de trabalho.

O headhunter pode atuar como autônomo ou integrar o quadro de empresas de recrutamento.

As habilidades necessárias para ser um bom headhunter são: comunicação, flexibilidade, comprometimento, produtividade, negociação e atualização.

O salário desse profissional varia muito de acordo com a sua atuação e local de trabalho, mas a média é de R$5.000,00.

Não existe uma formação específica para atuar nessa carreira e, com isso, normalmente profissionais das áreas de gestão, recursos humanos, psicologia e administração, que possuem as habilidades citadas anteriormente e se identificam com a área, acabam atuando como headhunters. É essencial, além das habilidades, um vasto e sedimentado conhecimento de tudo que envolve a carreira.

Existe também o jobhunter, que, diferente do head, é contratado pelos profissionais para buscar colocações no mercado de trabalho. É comum profissionais que estão buscando recolocação no mercado, ou buscam novas vagas em sua área mesmo ainda empregados, buscarem esse profissional.

Alguns headhunters se especializam em uma área específica do mercado como, por exemplo, a área jurídica. Essa especialização faz com que o profissional se torne mais conhecido e, por consequência, tenha mais relevância e, possivelmente, melhores salários do que os que atuam de forma generalista.

As empresas têm buscado com mais frequência esse tipo de profissional por tornar esse tipo de seleção, principalmente de cargos mais importantes, mais eficientes e com melhores resultados do que as seleções feitas comumente.

Se interessou pela carreira de headhunter?

Para saber mais sobre os cursos de Psicologia, Administração e Gestão de Recursos Humanos, acesse o site.

E continue atualizado, acessando as redes sociais do UniDomBosco.