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cultura-organizacional

Cultura organizacional é um termo que se escuta muito quando se ingressa no mercado de trabalho, mas que uma grande parte dos profissionais até sabe o que significa, porém não sabe a sua importância.

De acordo com a Wikipédia: A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico, existente em uma organização, e que é composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.

Na prática, a cultura organizacional são as crenças e valores que a empresa possui, que transmite para seus colaboradores e clientes e que, obviamente, espera que esses também os tenham.

Mas por que a cultura organizacional é importante?

Uma boa cultura organizacional traz mais objetividade e produtividade, entre outras vantagens, como:

A forma como as pessoas percebem uma marca faz toda diferença em como ela atua e nos seus resultados.

Colaboradores que se sentem parte do time e que percebem que, de fato, a cultura organizacional existe na prática tendem a se manter na empresa.

Essa mesma percepção citada nos itens anteriores faz com que contratar profissionais capacitados seja mais fácil.

Colaboradores mais engajados rendem mais e apresentam melhores resultados e o ciclo se perpetua.

Com todos os itens anteriores acontecendo, os clientes alinhados com a cultura organizacional aumentam e, com isso, aumenta a lucratividade e os resultados.

Uma empresa com uma cultura organizacional alinhada, ou seja, que de fato fala, faz e vende o que criou e acredita, terá tanto colaboradores quanto clientes “defensores da marca”. Isso seria o antigo “vestir a camisa”, mas que não ocorre de forma imposta e sim por sinergia.

Como criar uma boa cultura organizacional?

Já está bem claro que é um processo e que não é feito de uma hora para outra. É preciso que, ao pensar em sua empresa, não se pense somente no que ela vende, mas sim no que ela quer proporcionar, no que ela tem como crenças, em quais são os valores de que não se abre mão.

É criado pelos gestores, porém alimentado não só por eles. É preciso que essa cultura esteja clara em todas as ações e que, ao buscar colaboradores, mais do que avaliar o currículo, se avalie a consonância com a cultura empresarial.

Os profissionais, ao buscarem colocações no mercado de trabalho, também devem estar atentos a isso. Ir em busca de empresas que tenham uma cultura que combine com seus anseios e desejos.

E quando a cultura é clara, o alinhamento, ou não, ocorre de forma natural e o processo é benéfico para todos.

Não se encaixar naquela empresa x passa a não ser frustrante quando se entende que a cultura existente lá não condiz com a sua.

Quando se percebe a importância da cultura organizacional, em todos os aspectos, os envolvidos tendem a se beneficiarem e obterem melhores resultados.

Escreva nos comentários empresas que têm uma boa cultura organizacional.

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última atualização em: 12 de abril de 2022