O que é um curso de extensão?

estudante-fazendo-aula-de-curso-de-extensao-no-computador

No mundo acadêmico, muito se ouve falar sobre cursos de extensão, porém muitas são as dúvidas sobre o que de fato eles são, o que trazem de benefícios e como podem melhorar o currículo.

Antes de falar especificamente sobre o curso de extensão, é importante compreender que as universidades têm como pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão.

O ensino e a pesquisa têm relação com o meio acadêmico e as atividades dentro das universidades.

A extensão é a forma da universidade se conectar e atuar na sociedade.

O que é um curso de extensão?

Tendo em vista que é uma relação da universidade com a sociedade, um curso de extensão não tem como único público os alunos matriculados.

Um curso de extensão é um curso que foca em um conteúdo específico, dentro de determinado assunto ou área do conhecimento.

Especificidades de um curso de extensão:

• Pode ser oferecido na modalidade presencial ou a distância;
  • O pré-requisito costuma ser o diploma do Ensino médio, porém alguns requerem diploma de graduação;
  • Confere certificados;
  • Carga horária reduzida (menos de 60h);
  • Tem como objetivo unir a prática e a teoria;
  • As universidades têm autonomia para criação e organização dos cursos, porém devem estar de acordo com a LDB.

Importante diferenciar o curso de extensão dos cursos livres, que podem ser dados por qualquer pessoa, em qualquer instituição e não possui reconhecimento do MEC; assim como dos aperfeiçoamentos, que possuem maior duração e têm como objetivo aperfeiçoar sobre determinada área específica e já abordada numa graduação.

Os cursos de extensão são uma boa forma de adquirir mais habilidades e conhecimentos para iniciar no mercado de trabalho. Fazer cursos de extensão, juntamente com a graduação, é uma boa estratégia.

Eles são também interessantes para aqueles que estão em dúvida sobre que graduação fazer. Escolher cursos de extensão na área pretendida pode dar a confirmação de que o caminho está certo ou de que talvez seja melhor pensar em outras opções. Essa estratégia serve também para aqueles que têm dúvidas sobre em que área se especializar numa pós-graduação.

Lembrando sempre que nenhum conhecimento, mesmo que se descubra com o curso que aquilo não é “sua praia”, é em vão. Todo conhecimento traz aprendizados e, no caso dos profissionais em início de carreira, uma boa bagagem no currículo.

Aliás, dentre as principais vantagens de realizar um curso de extensão é a melhora do currículo. Outras que podemos citar são: conhecimento prático, aprimoramento de habilidades, contato com diferentes áreas, networking, flexibilidade.

Se você se interessou sobre o assunto, entre no nosso site e veja as opções de cursos de extensão e comece um hoje mesmo.

Escreva nos comentários qual curso de extensão é do seu interesse e continue acompanhando o blog UniDomBosco.