Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


oratoria

Você já ouviu falar em oratória, mas será que sabe exatamente o que é e o poder que essa habilidade traz?

Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.

É uma arte, pois não é uma fala simples. Não é somente porque alguém é palestrante ou líder, ou seja lá o que for, que ele domina essa arte.

É mais do que regras e técnicas, e isso aliado à estratégia e ao conhecimento.

E, ao saber a definição, é possível então entender o porquê da oratória ser poderosa.

Desde a Antiguidade, e nas mais diferentes áreas de atuação, a oratória tem papel fundamental.

Você conhece Martin Luther King, Nelson Mandela, Barack Obama. Oprah Winfrey? Eles são considerados ícones na oratória e, mais do que simplesmente serem reconhecidos por isso, seus discursos e suas falas transformam vidas e realidades.

Esse é um dos principais poderes da oratória.

Mas somente grandes personalidades são bons oradores? É uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida?

Qualquer pessoa pode se tornar um bom orador e treinar essa habilidade é um diferencial na maior parte das carreiras.

Treinar oratória não é só para quem faz discursos para muitas pessoas. É para o vendedor que quer bater as suas metas todos os meses, é para o professor que quer levar sua mensagem de forma mais clara para seus alunos, é para o líder de uma equipe de muitos ou poucos que precisa motivar, além de obter melhores resultados. E muitos outros exemplos poderiam ser citados.

Existem muitos cursos de oratória para quem busca desenvolver essa habilidade, mas além dos cursos é possível aprender e treinar observando algumas dicas.

Cada público é um público e com isso cada fala tem que ser elaborada pensando nisso. Um grande erro da maioria é achar que é possível falar de uma mesma forma para tipos de públicos diferentes. Mesmo que o assunto seja o mesmo, em um exemplo bem simples, podemos mostrar que não se pode falar com crianças de 7 anos da mesma forma que falamos com adolescentes de 14 anos.

Adequação de fala em todos os aspectos influencia muito no como as pessoas te escutam e o que guardam da sua fala.

Mais do que óbvio, porém essencial falar. Ter conhecimento aprofundado sobre o que vai falar é mais do que necessário. É esse conhecimento, aliado a outras técnicas, que faz uma fala ser impactante ou não.

Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão do idioma ou construções linguísticas inadequadas que geram problemas ou ruídos na comunicação. Os vícios de linguagem devem ser evitados em contextos formais e que exijam o uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Muitos são os vícios e, em um exemplo, podemos citar o “né” que faz com que uma fala fique empobrecida. Prestar atenção a isso é essencial.

Muitas pessoas acham que falar muito, enrolando, enfim gastando tempo, é uma forma de falar bem. Pelo contrário, falar o necessário é o que traz, inclusive, credibilidade ao que está sendo dito.

Recursos visuais ajudam a prender a atenção do público em momentos importantes da fala. Porém eles são apoio e não base. Ler na íntegra o que está nesse material, além de não atingir o objetivo, prejudica a credibilidade.

Storytelling é uma técnica de narrativa baseada em histórias e, assim como a oratória, desde a Antiguidade existe o contar e ouvir histórias.

Na medida exata, obviamente, é uma excelente técnica a ser usada.

A fala antes de tudo tem que representar quem fala. Não dá para construir um personagem, pois isso não se sustenta e, novamente, prejudica a credibilidade.

Assista a vídeos de pessoas que são consideradas excelentes oradores, como os que foram citados no início do artigo.

Observe todos os aspectos das suas falas e aprenda com elas.

Anotou essas dicas e vai começar hoje mesmo a treinar? Conte nos comentários outras dicas que podem ajudar a dominar a arte da oratória e continue acompanhando o Blog.

última atualização em: 31 de maio de 2022