Araia Unidombosco

O ensino superior ajuda a ter sucesso profissional?

Podemos dizer que o sucesso profissional é um dos objetivos dos estudantes quando escolhem o curso de graduação que irão fazer.

Mas será que, de fato, o ensino superior ajuda a ter sucesso profissional?

Existem carreiras nas quais o diploma universitário é a forma de poder exercer determinada profissão. Podemos citar exemplos como: Medicina, Odontologia, Psicologia, Direito.

Porém, algumas outras carreiras podem ser exercidas sem o diploma universitário.

Mas a grande verdade é que somente um diploma universitário não garante o sucesso profissional, pois ele é resultado de muitas outras particularidades.

Mas o que o ensino superior possibilita?

Como já foi dito, ele possibilita a atuação em algumas carreiras sem o qual não se poderia exercer. Mas, mais do que isso, o ensino superior traz conhecimentos, experiências, aprendizados, possibilidades e uma infinidade de benefícios.

No Brasil, onde os estudantes em sua maioria ingressam no ensino superior muito novos e muitas vezes sem saber se a escolha feita é a melhor, o mundo universitário traz muitas possibilidades.

Muito mais do que pensar em sucesso profissional, ao se ingressar em um curso superior deve-se pensar nas “portas” que ele abre, nos caminhos que ele ajuda a trilhar, enfim nessa gama infinita de “mundos” que se abrem.

Afinal, o que é sucesso profissional?

Importante pensar também que, embora não pareça, sucesso profissional é algo subjetivo.

Para alguns está relacionado ao dinheiro, para outros ao status, para alguns à satisfação profissional. Enfim, o que é sucesso profissional para uns pode não ser para outros e com isso entender se o ensino superior ajudar a ter sucesso profissional fica bastante complexo.

Mas, se pensarmos em sucesso profissional como uma junção disso que colocamos anteriormente, conseguimos ver nitidamente o quanto o ensino superior pode colaborar positivamente para isso.

Vantagens de cursar o ensino superior

Vamos listar as principais vantagens do ensino superior e como elas refletem no sucesso profissional.

É comprovado por diversas pesquisas que os profissionais com ensino superior recebem melhores salários e desfrutam de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Profissionais com diploma de curso superior saem na frente quando se trata de busca de vagas no mercado. E dentro das empresas, quando se pensa em promoções, os candidatos com ensino superior se destacam dos demais e são, na maioria das vezes, os escolhidos.

Como já foi dito anteriormente, o ensino superior proporciona experiências acadêmicas que trazem uma bagagem muito mais do que só profissional, como também pessoal. As habilidades adquiridas colaboram para a formação pessoal, o que diferencia o profissional no mercado de trabalho.

O meio universitário proporciona além de networking, que será levado em sua maioria para o mercado de trabalho, conhecimento sobre oportunidades de palestras, workshops, estágios e outros que fazem com que novas oportunidades de conhecimento surjam.

Por tudo isso, podemos dizer que o ensino superior colabora com o sucesso profissional, seja ele visto pelo ângulo que for.

Procure o curso com o qual você mais se identifica na grande gama de opções que o UniDomBosco proporciona e comece hoje mesmo seu caminho para o sucesso profissional.

última atualização em: 30 de novembro de 2021