minha-primeira-entrevista-de-trabalho

O momento da primeira entrevista de trabalho chega para todos que buscam uma colocação no mercado de trabalho e é um momento que gera um misto de sentimentos.

A verdade é que ninguém está preparado para uma primeira entrevista de trabalho e muitos até para uma segunda ou terceira. Não importa se você é um jovem recém-saído da graduação ou se já é mais experiente, porém nunca passou por isso.

O nervosismo é comum e até normal, mas não pode prejudicar o seu desempenho de forma a desclassificar da seleção para vaga e por isso algumas dicas dos especialistas podem fazer toda a diferença.

Anote essas dicas e boa sorte na sua primeira entrevista de trabalho

Treine em frente ao espelho ou gravando no celular. Não tenha vergonha de treinar, pois é assim que se ganha confiança para estar bem no momento da entrevista.

Busque todas as informações possíveis sobre a vaga, sobre a empresa, sobre o recrutador. Quanto mais informações você tiver, mais segurança você terá ao responder às perguntas e ao mostrar o seu real interesse pela vaga.

Quando se conhece bem a vaga e a empresa, sabe-se, inclusive, se ela é mesmo para você ou não. Em sendo, poderá mostrar melhor suas habilidades e competências que combinem com o perfil desejado.

Com as informações coletadas é possível saber qual é o tipo de empresa e, por consequência, qual o tipo de traje que melhor se adequa.

Não tendo as informações, é importante estar com trajes mais sóbrios e formais.

A roupa é uma importante forma de comunicação.

Ao falar sobre você, saiba contar uma boa história, verdadeira obviamente, mas focada em deixar lembrança naquele que escuta.

Histórias conectam e geram recordação. Ao fim de um dia de entrevistas, os recrutadores se lembram mais das histórias do que dos fatos cronológicos ou técnicos.

A linguagem corporal fala muitas vezes mais do que as palavras.

Observe como coloca os braços, não fique com eles cruzados pois demonstra estar fechado para as situações. Faça contato visual, em vez de evitá-lo. Isso mostra segurança.

Fique atento ao tom de voz que pode demonstrar mais nervosismo ou entusiasmo do que gostaria.

Fazer perguntas ao final da entrevista de trabalho é uma atitude valorizada. Porém é importante que elas sejam coerentes à vaga e à empresa e que não sejam sobre salário ou burocracias.

Esse momento existirá em outra ocasião.

Se preparar para a primeira entrevista de trabalho é essencial, porém tão importante quanto isso é ser verdadeiro e sincero sobre você e suas habilidades.

Na maioria das vezes, a primeira entrevista de trabalho é de fato somente a primeira de muitas e a prática vai trazendo a segurança e a certeza de que a vaga que deseja virá em algum momento.

Desistir não pode ser opção, pois depois da primeira virão outras entrevistas e oportunidades.

Boa sorte!

Continue seguindo o Blog UniDomBosco para se manter sempre atualizado.

 

 

 

última atualização em: 5 de janeiro de 2022