Existe trabalho perfeito?

trabalho-perfeito

Pergunta que, para alguns, virá com um não óbvio, mas para muitos a busca pelo trabalho perfeito tem sido incansável e, muitas vezes, desgastante.

Podemos dizer que essa é uma polêmica do mundo moderno, trazida pelas premissas de que o prazer é essencial e que fazer o que se ama é o que traz sucesso, entre outras coisas.

Exatamente por ser uma polêmica, não vamos trazer opiniões pessoais, mas sim ponderações sobre o assunto, principalmente para os profissionais que estão adentrando no mercado de trabalho.

Esse momento já é um desafio devido a diferentes aspectos, e somar a isso uma busca por um trabalho perfeito é que tem sido, em vez de solução, problema para muitos.

O que seria um trabalho perfeito?

Aliás, qual a definição de perfeição?

Significado de Perfeição

substantivo feminino Excelência; de teor elevado, supremo; sem defeitos, falhas; o mais elevado grau de exatidão: a peça foi ótima pela perfeição dos atores. Justeza; alto nível de virtude, correção moral: perfeição de caráter. Apuro; excesso de cuidado, de zelo demonstrado na realização de algo. Algo ou alguém que não erra, sem defeitos: era uma perfeição de pai.

A própria definição do dicionário já nos faz pensar sobre a não existência de trabalho perfeito, pois não existem seres humanos perfeitos e, por isso, não existe local de trabalho perfeito, relações perfeitas e por aí vai.

O que existe, e pode até ser a busca de muitos, é um trabalho que se encaixe aos seus valores, que traga bem estar, que propicie atuar por um bem maior. Porém, é sempre sensato lembrar o que é trabalho.

Significado de Trabalho

substantivo masculino O emprego, o ofício ou a profissão de alguém: não tenho trabalho!

E com isso também lembrar que dele advém uma remuneração em dinheiro, necessária no mundo em que vivemos para, entre outras coisas, sobreviver.

Dito tudo isso, buscar um trabalho perfeito pode ser, no mínimo, algo quase impossível.

Como já dissemos, é possível e importante buscar condições de trabalho que façam com que ele seja, além de forma de remuneração, a possibilidade de realização pessoal.

E talvez seja isso que as pessoas procuram quando pensam e falam sobre trabalho perfeito. Porém, é essencial usar as palavras de forma adequada pois, caso contrário (como nesse caso), elas podem gerar dúvidas, frustrações e uma busca incansável.

Pode não existir trabalho perfeito, mas deve, sim, existir condições de trabalho ideais, respeitosas, tanto no aspecto das leis, quanto nas questões individuais. Deve haver uma busca dos profissionais por essas condições, além do que já foi falado sobre propósitos, realizações pessoais, além das profissionais.

Vive-se uma boa parte da vida no ambiente profissional e ele ser um bom local, tanto no aspecto físico quanto emocional, é essencial.

Contudo, criar expectativas irreais sobre o assunto é o que tem causado muitas frustrações e feito muitos profissionais tomarem decisões, em alguns aspectos, equivocadas.

Portanto, se você está iniciando sua carreira profissional, pense bastante sobre o assunto e tome suas decisões baseadas no que faz sentido para você. Criar modelos ideais de vida e de trabalho, sem entender o real de cada um deles, pode muitas vezes trazer frustração.

Mas queremos saber a sua opinião sobre o assunto. Você acha que existe trabalho perfeito?