Dicas de como destacar-se no trabalho acadêmico

Avatar
estudante-pensando-em-como-fazer-trabalho-academico

Algumas coisas não mudam muito da escola para a faculdade. O trabalho acadêmico, por exemplo, continua existindo, porém as exigências se tornam maiores.

Por isso, selecionamos algumas dicas para quem está iniciando seus estudos na faculdade poder arrasar no trabalho acadêmico.

Fonte

A fonte dos dados, ou seja, de onde são retiradas as informações, é a principal base de um trabalho acadêmico de qualidade. Por não saberem como usar os recursos disponíveis para essa etapa, diversos alunos acabam por colocar dados incorretos, incompletos ou repetidos no contexto, fazendo com que a nota seja subtraída consideravelmente. 

O que muitos confundem ao analisar as fontes do trabalho acadêmico é que não se trata de uma etapa que envolve somente pesquisa, mas também inclui análises. Para que a fonte seja considerada confiável, além de buscar quem é o autor da informação (formação, área de atuação, outros artigos, etc.), é indispensável que o aluno o compare com outras fontes similares para validar sua veracidade. 

Não citar a fonte de onde foi retirada a informação é outro erro clássico. Nunca esqueça de citar os responsáveis pelos conteúdos que o ajudaram a construir o seu trabalho, sempre com atenção para não cometer nenhum plágio. 

Outra dica é não ficar com os estudos focados apenas na internet, consulte livros, vídeos e podcasts que irão contribuir com uma bibliografia mais rica.

Estrutura 

A estrutura de seu trabalho acadêmico também é indispensável para conseguir uma boa nota. Não saber estruturar corretamente o projeto escrito pode deixá-lo confuso e desvalorizar todas as pesquisas feitas.

Para que um trabalho seja coerente, é sempre aconselhado respeitar o padrão: introdução, desenvolvimento, conclusão. Então, antes de começar a compor o conteúdo, pense sobre os itens que deverão ser abordados em cada capítulo, subcapítulo e assim por diante, de modo que façam sentido para o leitor.

Uma ferramenta muito parceira neste momento são os mapas mentais (mind maps). Você pode obter essa visualização com post its ou usando aplicativos.  

Formatação

Cada universidade pode ter seus próprios termos com relação à entrega do trabalho acadêmico, mas a base formal, e que guia a maior parte dos institutos de ensino, são as normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

O que pode complicar a formatação em ABNT para os acadêmicos é o número de regras que ela apresenta. Porém, a exigência comum da norma não é para ser um desafio para os estudantes e sim servir de guia para a construção de projetos mais científicos e profissionais. 

Quem utiliza as regras da ABNT raramente tem problemas de estrutura e legibilidade.  

Revisão

Muitas coisas podem ser evitadas com uma boa revisão.  

Não é só depois de concluído que um trabalho deve ser revisado. Durante a produção é fundamental que ele seja visto e revisto com muita cautela. 

Especialmente os trabalhos em grupo enfrentam esse desafio de fazer uma produção homogênea e é rotineiro que professores recebam entregas no estilo “frankensteins” (nas quais cada parte deixa claro que foi escrita por integrantes diferentes). Assim, fazer revisões ao longo do projeto evita este tipo de problema.

Para fazer uma revisão, o recomendado é que a pessoa encarregada não esteja viciada naquele conteúdo, ou seja, deve ser, preferencialmente, alguém que não faz parte daquele grupo ou a pessoa que o escreveu. Pessoas externas conseguem avaliar de forma mais “fria” e enxergar eventuais erros que tenham passado despercebidos.

Contratar profissionais para fazer a revisão do trabalho, tanto de estrutura quanto de ortografia e gramática, é uma boa ideia.

Agora é seguir as dicas e arrasar.

Esse conteúdo foi interessante para você? Continue acompanhando o Blog e siga as redes sociais do UniDomBosco.