Como usar as redes sociais profissionalmente certamente é das perguntas mais feitas nos últimos dois anos.
Isso porque tivemos um crescimento significativo do uso das redes sociais e dos negócios impulsionados por elas.
Diante disso, aumenta a cada dia o número de profissionais de todos os tipos buscando entender como usar as redes sociais profissionalmente.
O primeiro ponto a ser abordado é que toda e qualquer profissão pode utilizar as redes sociais de forma profissional. Algumas devem estar atentas às indicações de seus conselhos, como médicos e advogados, por exemplo. Porém, nada impede de ser utilizado.
Segundo ponto é que as pesquisas mostram que os resultados de profissionais que utilizam as redes com esse objetivo são significativamente mais expressivos do que os que não utilizam.
1- Leia o código de ética da sua profissão para entender bem o que pode e o que não pode ser feito com relação à divulgação de serviços, de clientes, enfim de todos os detalhes.
Esse é um passo essencial e, mesmo que você decida contratar um especialista para gerenciar a sua rede profissional, é preciso que você saiba desses detalhes.
2- Conheça as redes sociais disponíveis e entenda qual ou quais delas fazem sentido para você.
Um perfil no Linkedin é sempre indicado, tanto para estar presente nessa importante rede profissional, como para se manter atualizado com os muitos conteúdos disponíveis e fazendo networking.
Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, YouTube devem ser escolhidos pensando no objetivo de cada uma das redes, aliados ao seu objetivo profissional. É essencial pensar também no tipo de público de cada rede e entender qual se encaixa melhor no objetivo.
3- Estude sobre o assunto. É importante saber como funciona essa nova forma de se colocar profissionalmente. Conhecimento traz segurança e ela é necessária nesse processo de se colocar publicamente nas redes sociais.
Voltando a dizer: mesmo quando se contrata um especialista para fazer o trabalho com redes sociais, é preciso ter certos conhecimentos que vão guiar o caminho, estabelecer os objetivos. É preciso pensar na imagem profissional como uma empresa. O dono precisa saber quais são seus objetivos, seus produtos, enfim conhecer bem seu negócio e as formas de fazê-lo progredir.
O como usar as redes sociais profissionalmente é até simples de ser explicado e entendido. O grande passo desse processo é colocar em prática de forma contínua, coerente, objetiva e estratégica para obter os resultados.
As redes sociais são uma das muitas ferramentas utilizadas como estratégia de marketing. Funcionam de forma bastante efetiva, porém são um meio e não um fim.
O foco principal de uma atuação profissional é a excelência. Como transparecer essa excelência para o público fica a cargo, por exemplo, das redes sociais.
E falando nelas, já acompanha as do UniDomBosco? Trazemos conteúdos diferenciados sobre cursos, carreiras, tendências de mercado e o que um profissional atento precisa.