Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


melhorar-a-comunicação

Chacrinha já dizia “Quem não se comunica se trumbica”, ou seja, se dá mal e por isso melhorar a comunicação é mais do que essencial.

E se você não sabe quem foi Chacrinha, busque estudar a história dele e ver seus vídeos, pois ele era um grande comunicador.

Seja em qual fase da vida você esteja, é certo que, ao melhorar a comunicação, seus resultados pessoais e profissionais também serão melhores.

E pode parecer que é difícil e que requer muitos estudos, mas a verdade é que pode ser muito mais simples do que se pensa.

Separamos uma lista de ações que ajudarão na melhora da comunicação.

Leia as dicas e comece a aplicar hoje mesmo.

Vamos melhorar a sua comunicação?

O famoso “olho no olho” transmite confiança. Aquele que olha nos olhos quando está falando com alguém demonstra que está interessado e atento.

Quando for uma comunicação para mais pessoas, como uma palestra ou aula, procure mudar o foco do contato, mas busque sempre mantê-lo.

A comunicação não é algo somente verbal e o contato visual já mostra isso. Ela é um conjunto de fatores e o gesto, de acordo com os especialistas, é um dos principais.

Muitos dos nossos gestos são inconscientes e observá-los também é importante. Por exemplo, cruzar os braços pode transmitir ao ouvinte que você está fechado para ouvir.

Para se comunicar não é preciso falar ou escrever muito. Para uma mensagem ser bem compreendida, ela precisa ser transmitida utilizando o necessário para o entendimento.

E, na maioria das vezes, o menos é mais.

Essa é uma das principais falhas cometidas pelas pessoas. Falar mais do que ouvir, quando o contrário é que deveria ser feito.

Quando você escuta o outro, você compreende o que de fato ele precisa e quer e, com isso, ao se comunicar estará sendo assertivo.

Essa é uma outra forma preciosa de descobrir o que o outro precisa, quer ou busca. Ao fazer perguntas, se dá a chance, inclusive, de que o outro elabore mais seu pensamento e traga informações mais completas.

É essencial não interromper o outro, pois somente assim, de fato, se escuta.

A leitura aumenta o repertório e o repertório é essencial para uma boa comunicação, além de melhorar seu desempenho oral e escrito.

Um bom comunicador sabe a hora certa de se colocar. Além de não interromper os outros, não fala quando não tem certeza e nem quando sua opinião não foi requerida.

Independente de qual seja o tipo de comunicação, pessoal ou profissional, criar vínculos colabora positivamente. As pessoas gostam de sentir que possuem algum tipo de relação com o comunicador. Assim como se sentirem compreendidas.

Esse vínculo pode ser criado por uma pergunta sobre algo pessoal ou apenas com um gesto, dependendo do objetivo e do tipo de comunicação.

“O treino leva à perfeição”, e isso serve para tudo. Se você quer se comunicar melhor, precisa treinar. Treine escrever diferentes tipos de texto, treine falar com diferentes tipos de plateia.

Busque pedir feedbacks pessoais e profissionais quanto à melhora da sua comunicação. Isso ajuda a entender quais pontos ainda precisam ser melhorados.

comunicação

Uma dica extra é assistir a palestras e filmes de profissionais que sejam bons comunicadores. Observe a postura, as falas, o modo como se movimentam e gesticulam. Isso ajuda também a identificar pontos de melhoria.

Pronto para começar agora a melhorar a comunicação e alcançar melhores resultados?

Escreva nos comentários quais desses itens você precisa praticar mais e continue acompanhando o Blog

 

última atualização em: 16 de maio de 2022