Como melhorar a comunicação e alcançar melhores resultados

Avatar

melhorar-a-comunicação

Chacrinha já dizia “Quem não se comunica se trumbica”, ou seja, se dá mal e por isso melhorar a comunicação é mais do que essencial.

E se você não sabe quem foi Chacrinha, busque estudar a história dele e ver seus vídeos, pois ele era um grande comunicador.

Seja em qual fase da vida você esteja, é certo que, ao melhorar a comunicação, seus resultados pessoais e profissionais também serão melhores.

E pode parecer que é difícil e que requer muitos estudos, mas a verdade é que pode ser muito mais simples do que se pensa.

Separamos uma lista de ações que ajudarão na melhora da comunicação.

Leia as dicas e comece a aplicar hoje mesmo.

Vamos melhorar a sua comunicação?

  • Manter contato visual

O famoso “olho no olho” transmite confiança. Aquele que olha nos olhos quando está falando com alguém demonstra que está interessado e atento.

Quando for uma comunicação para mais pessoas, como uma palestra ou aula, procure mudar o foco do contato, mas busque sempre mantê-lo.

  • Gesticular

A comunicação não é algo somente verbal e o contato visual já mostra isso. Ela é um conjunto de fatores e o gesto, de acordo com os especialistas, é um dos principais.

Muitos dos nossos gestos são inconscientes e observá-los também é importante. Por exemplo, cruzar os braços pode transmitir ao ouvinte que você está fechado para ouvir.

  • Ser objetivo

Para se comunicar não é preciso falar ou escrever muito. Para uma mensagem ser bem compreendida, ela precisa ser transmitida utilizando o necessário para o entendimento.

E, na maioria das vezes, o menos é mais.

  • Ser bom ouvinte

Essa é uma das principais falhas cometidas pelas pessoas. Falar mais do que ouvir, quando o contrário é que deveria ser feito.

Quando você escuta o outro, você compreende o que de fato ele precisa e quer e, com isso, ao se comunicar estará sendo assertivo.

  • Fazer perguntas

Essa é uma outra forma preciosa de descobrir o que o outro precisa, quer ou busca. Ao fazer perguntas, se dá a chance, inclusive, de que o outro elabore mais seu pensamento e traga informações mais completas.

É essencial não interromper o outro, pois somente assim, de fato, se escuta.

  • Ser um leitor constante

A leitura aumenta o repertório e o repertório é essencial para uma boa comunicação, além de melhorar seu desempenho oral e escrito.

  • Saber a hora de falar

Um bom comunicador sabe a hora certa de se colocar. Além de não interromper os outros, não fala quando não tem certeza e nem quando sua opinião não foi requerida.

  • Criar vínculos

Independente de qual seja o tipo de comunicação, pessoal ou profissional, criar vínculos colabora positivamente. As pessoas gostam de sentir que possuem algum tipo de relação com o comunicador. Assim como se sentirem compreendidas.

Esse vínculo pode ser criado por uma pergunta sobre algo pessoal ou apenas com um gesto, dependendo do objetivo e do tipo de comunicação.

  • Praticar

“O treino leva à perfeição”, e isso serve para tudo. Se você quer se comunicar melhor, precisa treinar. Treine escrever diferentes tipos de texto, treine falar com diferentes tipos de plateia.

Busque pedir feedbacks pessoais e profissionais quanto à melhora da sua comunicação. Isso ajuda a entender quais pontos ainda precisam ser melhorados.

comunicação

Uma dica extra é assistir a palestras e filmes de profissionais que sejam bons comunicadores. Observe a postura, as falas, o modo como se movimentam e gesticulam. Isso ajuda também a identificar pontos de melhoria.

Pronto para começar agora a melhorar a comunicação e alcançar melhores resultados?

Escreva nos comentários quais desses itens você precisa praticar mais e continue acompanhando o Blog