Programas Governamentais

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) é um programa que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário-mínimo e meio.

Requisitos necessários

​​Somente poderá se inscrever no ProUni:

  • Estudante que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Estudante que cursou o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Estudante que cursou ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda;
  • Estudante que não tenha concluído nenhuma graduação de nível superior;
  • Estudante que não seja beneficiário do ProUni ou FIES em outro curso e/ou instituição.

Para mais informação sobre o ProUni clique aqui.

Inscrições

A inscrição do ProUni é gratuita, é feita exclusivamente pela Internet, na página do ProUni (https://prounialuno.mec.gov.br/).

ATENÇÃO
Para os cursos da modalidade a distância (EaD), o candidato deverá selecionar na inscrição um Polo EaD próximo a sua localização, onde poderá comparecer para realizar as atividades e avaliações presenciais. Candidato que realizar a inscrição para Polo EaD diferente de sua localidade terá a inscrição reprovada.
OBSERVAÇÕES
Após a inscrição o candidato pré-selecionado pelo MEC para uma das bolsas do ProUni, receberá um e-mail do Centro Universitário UniDomBosco através do setor do Financeiro/ProUni com os procedimentos necessários para a análise da documentação para a concessão da bolsa ProUni e realizar a matrícula.

Somente serão analisadas as inscrições dos candidatos pré-selecionados que receberem o e-mail do Centro Universitário UniDomBosco e realizarem corretamente os procedimentos conforme descrito no e-mail recebido.

Importante:

  • Não é permitido alteração de curso da bolsa ProUni após a concessão da bolsa.
  • Não recebemos transferência de bolsista ProUni de outras instituições de ensino.

Informações adicionais e de contato

Modalidade: Graduação presencial e EaD.
Contato: prouni@unidombosco.edu.br
Atendimento presencial de segunda a sexta das 08:30 às 17:30.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um financiamento estudantil proporcionado pelo Governo Federal para ingresso em universidades privadas.

IMPORTANTE: o FIES é um financiamento a ser pago pelo estudante após conclusão do curso, e não uma bolsa de desconto.

Essa modalidade de financiamento não possui juros. A porcentagem (%) de financiamento liberada pelo MEC é definida conforme renda per capta do grupo familiar do estudante sobre o valor bruto da semestralidade.

A porcentagem (%) de financiamento liberada é aplicada no boleto sobre o valor líquido da mensalidade.

A porcentagem (%) não financiada da mensalidade será paga diretamente para Caixa Econômica Federal através do boleto de coparticipação do Novo FIES.

Requisitos necessários

  • Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010.
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta, média por pessoa, de no máximo, até 3 (três) salários-mínimos.
  • Comprovar renda familiar mensal bruta, média por pessoa, de no mínimo, igual a 01 (um) salário-mínimo.

Para mais informações sobre o Novo FIES, acessar o portal https://acessounico.mec.gov.br/fies

Inscrições

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, no site devendo o estudante acompanhar o cronograma estabelecido pelo MEC.

Quando e como se inscrever clique aqui.

Para se inscrever clique aqui.

Após realizar a inscrição para concorrer a uma das vagas do Novo FIES e identificar que foi pré-selecionado nas datas mencionadas no cronograma, o estudante deverá retornar ao site para complementar e finalizar a inscrição.

OBSERVAÇÃO
No ato da complementação da inscrição com campo valor da semestralidade, apenas repetir o valor já informado nos campos anteriores. Em caso de haver concessão de bolsa está será informada ao MEC depois pela instituição de ensino.

Então, logo após complementar a inscrição, comparecer presencialmente ao setor Financeiro/FIES do UniDomBosco munido dos documentos originais relacionado no CHECK LIST 1 para conferência da documentação e aprovação da inscrição.

CHECK LIST 1: clique aqui.

OBSERVAÇÃO
Não será aceito apresentação parcial da documentação ou envio de documento de forma eletrônica.

Depois de aprovada a inscrição junto ao UniDomBosco o estudante deverá comparecer ao banco Caixa Econômica Federal para realizar a contratação do financiamento.

ATENÇÃO
O financiamento estudantil é válido apenas para o estudante que esteja devidamente matriculado no UniDomBosco, sua inscrição do Novo FIES será aprovada somente se seu processo de matrícula já estiver concluído junto a Central de Matrículas/Comercial.

Transferência externa de financiamento

O estudante ingressante no UniDomBosco por transferência externa de outra instituição e que possua o financiamento estudantil FIES e deseja transferir o financiamento para o UniDomBosco, deverá solicitar a transferência no seu portal do FIES (SiFES).

O próprio portal informará se a transferência será permitida ou não permitida, a depender da nota do ENEM utilizada na inscrição inicial para contratação do financiamento estudantil.

Se o portal autorizar a solicitação de transferência do financiamento, seguir os procedimentos abaixo:

  • Sua instituição de origem deve validar sua solicitação, liberando o seu financiamento.
  • Após liberado, o UniDomBosco deve aprovar sua solicitação aceitando seu financiamento.
ATENÇÃO
A solicitação de transferência do financiamento será aprovada somente para o estudante que esteja devidamente matriculado no UniDomBosco.

Para aprovação da transferência do financiamento comparecer presencialmente ao setor Financeiro/FIES do UniDomBosco munido dos documentos originais relacionado no CHECK LIST 2.

CHECK LIST 2: clique aqui.

ATENÇÃO
Não será aceito apresentação parcial da documentação ou envio de documento de forma eletrônica.

Informações adicionais e de contato

Contato: fies@unidombosco.edu.br
Atendimento de segunda a sexta das 12:30 às 21:00.
Período de rematrículas (primeira quinzena de cada semestre) de segunda a sexta das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00

última atualização em: 28 de junho de 2023