fbpx

Graduação Tecnólogo

Mediação

Descrição

O Curso Superior de Tecnologia em Mediação do Centro Universitário UniDomBosco oferece a formação na área de métodos adequados de resolução de conflitos, com ênfase em mediação, bem como noções jurídicas necessárias para compreensão das repercussões de soluções judiciais e extrajudiciais de conflitos em âmbito público e privado.

Por meio de um referencial teórico-prático, com execução de atividades voltadas para a gestão de conflitos em diversos ambientes profissionais, o aluno aprenderá técnicas e meios consensuais como a conciliação, a mediação e os meios de prevenção de conflitos, na esfera judicial ou extrajudicial, nas mais diversas áreas jurídicas, organizacionais e comunitárias, para orientação de partes e o desenvolvimento da cultura do diálogo.

A mediação de conflitos é um novo paradigma de intervenção na atual cultura beligerante e tem por objetivo transformar situações litigiosas em acordo de paz, buscando a construção de um mundo melhor. 

A mediação supõe uma cultura de comunicação, com a finalidade de restabelecer a relação, reduzir a hostilidade, propiciar propostas e soluções que promovam processos de respeito mútuo. Apresenta-se, pois, a mediação como forma de efetivo exercício de cidadania motivo pelo qual se faz necessário dar espaço para estudo, reflexão e discussão acerca da temática.

Mercado

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso, considerando que o mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de profissionais, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de gestão de atividades jurídicas e sociais. 

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

∙Ampliação do senso jurídico e ético-profissional.

∙Interpretação e elaboração de minutas e contratos.

∙Aprofundamento da noção das normas do ordenamento jurídico, identificando o fenômeno jurídico e seus efeitos e compreendendo de forma interdisciplinar os fenômenos políticos, sociais e econômicos.

∙Habilidade de comunicar-se com precisão, verbalmente e por escrito, inspirando confiança, bem como ler, compreender e elaborar textos, atos e documentos jurídicos, com a devida utilização da terminologia e normas técnico-jurídicas.

∙Atuar, utilizando métodos e tecnologias sociais aplicadas, para articular o conhecimento teórico e prático, em todas as instâncias administrativas, judiciais, públicas ou privadas, observando ditames éticos e jurídicos.

∙Aprofundamento da técnica utilizada nos diferentes modelos de solução adequada de conflito.

∙Promover a reflexão quanto à necessidade da utilização dos métodos adequados de solução de conflito em face à realidade judicial brasileira.

∙Compreensão das técnicas e ferramentas de comunicação.

∙Qualificação no tratamento interpessoal em âmbito particular e profissional.

∙Compreensão dos fundamentos relativos aos meios adequados de resolução de conflitos em âmbito judicial e extrajudicial, se posicionando de forma ética no ambiente de exercício da sua prática profissional.

∙Condições de analisar criticamente a gestão de conflitos, concebendo e debatendo soluções possíveis para os diversos desafios colocados ao profissional/empreendedor que seja capaz de contribuir com o desenvolvimento humano e social.

Modalidade:
EAD
Duração:
2 anos
Mensalidade:
De R$ 430,00 por R$ 129,00