Imagem destacada do curso

Segunda Licenciatura em Pedagogia

Graduação • Segunda Graduação

Apresentação

O Centro Universitário UniDomBosco desenvolveu um curso que é a oportunidade perfeita para quem é formado em licenciatura fazer a segunda graduação. Neste programa, quem já é formado em alguma licenciatura, independente do curso, estuda somente 1 ano para se formar em Pedagogia, conquistando uma segunda graduação.

A segunda licenciatura em pedagogia prepara o profissional para atuar em diferentes áreas da educação, desenvolvendo competências e habilidades para a docência (educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e EJA), também com base para conhecimentos de gestão escolar, tão importante nas instituições.

No curso de segunda licenciatura em pedagogia você estudará o processo do ensino e aprendizagem, formas metodológicas inovadoras, avaliação significativa, gestão educacional, uso de tecnologias na educação, educação especial, libras, dentre outros temas.

Se matricular em uma segunda licenciatura em pedagogia, portanto, é fazer um investimento relevante no próprio futuro profissional, mas também em contribuições valiosas para a sociedade, já que a educação é o pilar para o desenvolvimento de todas as áreas do conhecimento e ainda atua diretamente na melhor convivência das pessoas e em outros aspectos da vida coletiva.

A carreira como pedagogo, hoje, vai muito além do ensino tradicional, sendo um alicerce em diversas áreas. Ter o diploma de segunda licenciatura em pedagogia confere credibilidade e oferece uma série de vantagens específicas. Ao se formar na faculdade, a pessoa se torna um especialista em educação, capacitado para entender as nuances do desenvolvimento infantil, aplicar metodologias inovadoras e promover ambientes inclusivos.

Essa expertise abre portas variadas no mercado de trabalho, desde a educação formal até a atuação em programas sociais, consultorias e treinamentos corporativos. O pedagogo, ao compreender as complexidades da aprendizagem, se torna um profissional versátil e estratégico, apto a impactar positivamente a sociedade por meio da educação.

A faculdade de segunda licenciatura em pedagogia é, assim, um investimento sólido para quem busca uma carreira dinâmica e significativa, com boas oportunidades, ganhos financeiros e satisfação pessoal por meio de propósito na profissão.

Por que escolher a faculdade de segunda licenciatura em pedagogia do UniDomBosco?

– Excelência Acadêmica: o curso é reconhecido por sua excelência acadêmica. Nossos professores mestres e doutores são referência em suas respectivas áreas e estão comprometidos em fornecer uma educação de alta qualidade, combinando teoria e prática para preparar os alunos para os desafios do mundo real.

– Estrutura: nossos polos de apoio do ensino a distância são preparados para oferecer o melhor desenvolvimento aos alunos, com tutoria especializada, laboratório digital, conteúdo didático com rotas de aprendizagem, estudos de casos, biblioteca virtual com mais de 5 mil obras disponíveis e laboratórios digitais, o que dá mobilidade de estudo aos acadêmicos.

– Estágio: o curso também prevê estágios curriculares que são desenvolvidos de forma articulada e contemplam atividades práticas em escolas e outras instituições educacionais.

– Currículo Atualizado: nosso conteúdo programático é atualizado com as principais tendências, com foco nas metodologias educacionais do momento e, principalmente, atento aos avanços tecnológicos presentes hoje em todas as áreas da sociedade. Você obterá conhecimentos sólidos em diversas áreas, preparando-se para atuar em diferentes contextos da pedagogia.

– Suporte Individualizado: Reconhecemos que cada aluno é único e incluímos suporte personalizado, orientação acadêmica e aconselhamento profissional para ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Duração

O programa tem duração de 12 meses (1 ano) e é oferecido na modalidade EAD.

Palavra do coordenador

“Matricular-se no curso de Pedagogia é investir no poder transformador da educação, capacitando-se para inspirar mentes, construir caminhos para o aprendizado e um futuro mais brilhante por meio do conhecimento e da dedicação ao desenvolvimento humano”.
Alessandra Dal Lin

O mercado

Possuir uma licenciatura permite aos profissionais conquistar um lugar em sala de aula, mas uma segunda licenciatura em pedagogia trará ao aluno maiores oportunidades, nas quais ele poderá se preparar para atuar como diretor, coordenador e orientador pedagógico. O pedagogo também atua em instituições privadas e públicas diversas, tais como ONGs, hospitais, editoras de conteúdo infantil, escolas de idiomas, etc.

O mercado de trabalho em pedagogia é amplo e com alta demanda por profissionais capacitados, que podem atuar tanto na docência como na gestão escolar, podendo lecionar em escolas, creches, espaços escolares e não escolares com orientações educacionais.

Nesse contexto, o pedagogo encontra um leque diversificado de oportunidades, indo muito além das salas de aula convencionais. A formação abrangente permite a atuação em diferentes cenários, promovendo o desenvolvimento educacional e social.

Principais especialidades

– Pedagogia empresarial: na área empresarial, o pedagogo desenvolve treinamentos e programas de capacitação, contribuindo para o crescimento profissional e organizacional.

– Orientação educacional: especializando-se em orientação educacional, o pedagogo oferece suporte em questões psicopedagógicas, orientando estudantes e educadores para um desenvolvimento acadêmico e emocional mais completo.

– Educação especial: ao especializar-se em educação especial, o profissional adapta métodos para incluir alunos com necessidades especiais, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva para todos.

– Gestão escolar: na gestão escolar, o pedagogo assume cargos administrativos, coordenando equipes e implementando políticas educacionais para promover um ambiente escolar eficaz.

– Pedagogia hospitalar: em contextos hospitalares, o formado na área desenvolve métodos de ensino para proporcionar momentos de aprendizado e normalidade a crianças em tratamento prolongado.

– Pedagogia social: o profissional atua em comunidades carentes, promovendo inclusão por meio da educação e contribuindo para mais igualdade e justiça.

Público Destinado

O curso de graduação segunda licenciatura em pedagogia é direcionado para pessoas já possuam um diploma de licenciatura e querem conquistar uma segunda formação, com interesse em lecionar, tanto na educação infantil, como nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como trabalhar na gestão educacional e nas outras tantas vertentes que o mercado de trabalho da área abrange.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

  • Metodologias ativas de aprendizagem, com o aluno no centro do protagonismo da própria formação;
  • Grade atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e tendências do mercado de trabalho;
  • Formação prática e humanizada;
  • Professores mestres e doutores renomados em suas área de atuação;
  • A melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com laboratórios digitais de ponta;
  • Formação completa e de qualidade para o exercício da docência e posicionamento no mercado de trabalho como referência;
  • Mais de 50 anos de tradição em educação, com professores mestres e doutores e nota máxima no conceito do MEC;
  • Flexibilidade do EAD, podendo estudar de onde estiver e com cronograma de horários estabelecidos pelo estudante;
  • Foco na qualidade do processo de formação, com materiais, recursos pedagógicos e tecnológicos que atendem de forma significativa à aprendizagem dos alunos.
  • O aluno complementará seus estudos cursando matérias que fortalecerão seus conhecimentos na área de didática, psicologia, ética, legislação e gestão. Durante o curso o aluno aprenderá diversas metodologias diferenciadas de ensino, de acordo com as tendências da educação.
  • O curso também oferece experiências práticas, em que o aluno utilizará os conhecimentos teóricos aprendidos em situações reais, estimulando um pensamento crítico e respostas rápidas à frente de um ambiente desafiador.

Mais informações

Para obter informações mais detalhadas sobre a Segunda Licenciatura em Pedagogia, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 6 de março de 2024