Imagem destacada do curso

Psicologia

Graduação • Bacharelado

Apresentação

A saúde mental tem tido cada vez mais destaque na mídia e no dia a dia das pessoas, o que abre oportunidades sem precedentes para os profissionais que atuam no tratamento de transtornos e outras questões relacionadas.

Para aqueles que se interessam pela área, a faculdade de Psicologia é o primeiro passo de uma carreira de sucesso, que une o cuidado com as pessoas, contribuição social relevante e ótimos retornos financeiros, tanto na atuação clínica como em empresas e outras instituições.

Se você procura por uma faculdade de Psicologia, o Centro Universitário UniDomBosco é, sem dúvidas, a melhor escolha, já que une tradição, inovação, excelência acadêmica e uma série de atividades práticas ao longo do curso para uma preparação realista e condizente com o mercado de trabalho no ramo.

O curso de graduação da faculdade de Psicologia está há mais de 20 anos formando profissionais de destaque e oferece uma grade totalmente atualizada, com a liderança de professores mestres e doutores de renome em suas respectivas áreas de atuação.

Tudo isso no melhor campus da região de Curitiba-PR, com infraestrutura formada por salas de aulas e laboratórios equipados com tecnologia de ponta, biblioteca física e digital com milhares de obras e clínicas para atividades práticas dos cursos de saúde.

Além disso, a faculdade de Psicologia ainda conta com uma série de eventos e conteúdos extracurriculares para enriquecer e completar ainda mais a formação dos estudantes, entre palestras, workshops, encontros, lives, podcasts e muitos outros.

Se você se interessa por essa área, quer seguir carreira como psicólogo(a) e ainda colaborar para o bem-estar das pessoas, a graduação da faculdade de Psicologia presencial do UniDomBosco, instituição nota máxima no MEC, é o curso certo para você.

Duração

O programa tem duração de 5 anos (10 semestres) e é oferecido nos períodos matutino e noturno, na modalidade presencial.

O mercado

O mercado de trabalho para profissionais de psicologia no Brasil é bastante amplo, promissor e com alta demanda.

A busca por qualidade nos serviços e a crescente preocupação com a saúde mental impulsionam a procura por profissionais qualificados, tornando a Psicologia uma carreira atrativa e repleta de possibilidades, seja em atendimentos clínicos em consultório ou na atuação em empresas, departamentos de recursos humanos e escolas.

Na Psicologia moderna, o mercado de trabalho está em expansão pela diversidade das demandas da sociedade. Para além das práticas clínicas, o profissional de Psicologia atua focando a saúde mental junto a instituições de saúde (como unidades de saúde, hospitais), instituições de educação (em escolas, como profissional ou em instituições de ensino superior, como docente ou pesquisador), instituições de assistência social e organizações de trabalho.

O Psicólogo é também requisitado para colaborar com serviços de justiça, de trânsito, projetos comunitários, junto a equipes esportivas e a situações de emergências e desastres.

Especialidades

Muitas são as especialidades dentro da área da psicologia e dentre as principais podemos citar: 

  • Clínica: oferece suporte emocional e terapia para indivíduos lidarem com questões pessoais e emocionais.
  • Hospitalar: presta serviços psicológicos para pacientes em ambientes hospitalares, auxiliando na gestão de doenças mentais e emocionais.
  • Educacional: apoia o desenvolvimento acadêmico e emocional de estudantes, professores e instituições de ensino.
  • Orientação profissional: auxilia indivíduos na identificação de habilidades e interesses para escolhas de carreira satisfatórias.
  • Esportiva: ajuda atletas a alcançarem seu potencial máximo, trabalhando aspectos mentais para o desempenho esportivo, em âmbito amador e/ou profissional.
  • Trânsito: contribui para a segurança viária, promovendo comportamentos seguros e conscientes no trânsito.
  • Social: intervém em questões sociais, promovendo o bem-estar e a inclusão de grupos marginalizados.
  • Recursos Humanos: atua na seleção, no treinamento e no desenvolvimento de colaboradores em ambientes organizacionais.

Público

Pessoas com perfil de análise e bom ouvinte, pois é ouvindo o paciente que se estabelece os melhores métodos de orientação, a identificação de transtornos e os futuros encaminhamentos.

O profissional da área costuma ter um perfil que, geralmente, inclui uma forte curiosidade pelo comportamento humano e pela mente, habilidades de comunicação e empatia, interesse em ajudar os outros e capacidade de análise crítica.

Além disso, costuma ser alguém aberto a diferentes perspectivas e disposto a se engajar em estudos teóricos e práticos relacionados à psicologia.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

O curso da faculdade de Psicologia do UniDomBosco disponibiliza atividades práticas desde o primeiro semestre de formação, mantendo Projetos de Extensão Integrados nas mais diversas esferas de atuação do psicólogo.

Além disso, o aluno de Psicologia inicia os estágios básicos a partir do terceiro semestre, e os estágios supervisionados entre o sétimo e o décimo semestre. O curso prioriza que as disciplinas teóricas venham acompanhadas de atividades práticas, para que o aluno possa vivenciar os campos de atuação do psicólogo.

Nos Projetos de Extensão, os estudantes trabalharam com diferentes temáticas como: gênero, sexualidade, Direitos Humanos, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, saúde mental, psicologia e saúde, inclusão e diversidade, psicologia e espiritualidade.

A partir do terceiro semestre, os alunos fazem imersão nos campos de atuação do psicólogo sempre apoiados por uma disciplina teórica ligada à temática do estágio. Para os estágios supervisionados, os alunos poderão optar por diferentes campos, ampliando a experiência da graduação. Os estágios curriculares são oferecidos dentro de instituições escolares, de saúde, de trabalho, do judiciário, bem como intervenções em ONGs e Associações diversas.

O estágio em Psicologia Clínica ocorre no Serviço-Escola de Psicologia do UniDomBosco que presta atendimento psicológico à comunidade, tanto individualizado como coletivo. Os estudantes praticam, com a supervisão de professores, avaliações psicológicas, atendimentos psicoterápicos, diagnóstico e intervenções junto a instituições ou grupos.

O curso conta ainda com:

  • Aulas práticas alinhadas com o mercado de trabalho e as diretrizes curriculares do curso.
  • Corpo docente consolidado como referência no Estado.
  • Grupos de pesquisa.
  • Infraestrutura moderna com clínica escola e atendimento à comunidade.
  • Preparação ao aluno para atuar em diversas frentes profissionais da área.

Serviço-escola de Psicologia do UniDomBosco

Também conhecida como clínica de psicologia. Nela são oferecidos os seguintes serviços: acompanhamento psicoterapêutico, serviços de avaliação psicológica e avaliação/reabilitação neuropsicológica.

Todos eles ofertados para crianças, adolescentes, adultos e idosos, em horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Além do conhecimento e da bagagem prática que essas atividades proporcionam aos nossos acadêmicos, o objetivo da clínica é dar suporte à comunidade carente, sendo que qualquer pessoa da pode solicitar e vincular-se ao serviço de psicologia.

A clínica de Psicologia do Centro Universitário UniDomBosco possui convênio com instituições da comunidade e, por isso, costuma receber pacientes oriundos de escolas públicas, casa-lar, Instituições que acolhem vítimas de violência, entre outros.

Em 2023, foi inaugurado ainda o laboratório de pesquisa do estresse, com foco na qualidade de vida. Mais um serviço importante e vinculado ao curso de Psicologia.

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação Presencial em Curitiba de Psicologia, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 6 de março de 2024