O curso tem uma abordagem multifacetada da Educação Bilíngue, trazendo contribuições da Neurociência, Psicologia, Sociolinguística e da Pedagogia ao apresentar diferentes modelos “dual language”, cada vez mais em expansão no Brasil e no mundo. São diferentes organizações didáticas, metodológicas, de recursos e ferramentas inovadoras que caracterizam programas de Educação Bilíngue de diferentes instituições, incluindo propostas curriculares e acreditações internacionais.
A área da Educação Bilíngue é relativamente nova e nela ainda há muito para se descobrir e inventar. Este curso se propõe a informar e dar ferramentas que estimulem o perfil investigativo, autônomo, criativo e prático daqueles que pretendem contribuir para uma melhor educação de responsabilidade universal e consciência planetária. Visa também corresponder às demandas da realidade atual, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e de modo a contribuir com agentes transformadores da educação.
O profissional especializado em Práticas da Educação Bilíngue pode atuar em todos os ramos da Educação, especialmente em escolas bilíngues ou que tenham programas bilíngues. Pode atuar em empresas públicas e privadas, pode assumir cargos de liderança, acadêmicos e operacionais. Podem ser educadores, professores, linguístas ou graduados em outras áreas e que se interessem em ampliar sua atuação na educação bilíngue.
Tornar educadores especialistas no processo de aquisição bilíngue em contexto escolar, por uma abordagem de educação global, tomando como base o conceito de aprendizagem com conteúdo e linguagem integrados e o modelo de instrução dual language como uma maneira de ensinar e aprender por uma perspectiva multicultural.
*A documentação deve ser protocolada no portal webaluno em até 30 dias após da matrícula.
Profa. Dra. Caroline Petian