Pós-Graduação

Pós-Graduação em Aprendizagem Ativa

Botão Inscreva-se

Descrição

O Curso de Pós-Graduação em Aprendizagem Ativa está voltado para diversas práticas pedagógicas que compartilham a visão de que a aprendizagem deve ser um processo ativo, jamais passivo. Tomam o aluno como agente capaz de explicitar dúvidas, gerar perguntas e definir problemas, buscando ativamente soluções por meio da investigação, da pesquisa, da interação, do debate, do teamwork e da colaboração. A Teoria da Ação (Action Theory) tem origem nas ideias de Vygostky e vem recebendo continuamente contribuições de autores dos campos da Psicologia, da Ciência Cognitiva, do Design e da Educação – grandes nomes como Wallon, Freinet e Freire, por exemplo – mas, é o enorme número de autores menos famosos, porém extremamente criativos, e muito comprometidos com a transformação da educação que constitui a riqueza de um conjunto de práticas, que não compõem uma “escola” de pensamento pedagógico formal. São correntes de pensamento que em comum acalentam a ideia de que aprender e fazer não existem como instâncias separadas: ao agir sobre o mundo o compreendemos melhor – e compreendendo-o melhor, melhor agimos sobre ele.

“Aprender não é um esporte de espectadores. Os alunos não devem meramente ficar sentados na sala ouvindo professores, memorizando lições pré-empacotadas e cuspindo respostas. Eles devem falar sobre o que estão aprendendo, escrever sobre isso, relacionar o que aprendem com suas experiências passadas, aplicar às suas vidas cotidianas. Eles devem fazer o que aprendem parte deles mesmos” Arthur W. Chickering and Zelda F. Gamson

Durante muito tempo a escola foi um dos lugares privilegiados de localização, seleção, organização e transmissão de informações numa sociedade onde a informação era escassa e de acesso restrito. O mundo mudou e a escola precisa compreender que esse papel não é mais necessário. Numa sociedade de abundância de informações e de acesso universal, não basta mais transmitir “conteúdos”: é preciso aprender a filtrar as informações, separar o que é relevante do que é supérfluo, o que é validado do que não tem fundamento, o que é útil do que é fútil. Antes de tudo, é preciso aprender a construir sentidos a partir das informações acessadas. Meu modelo de “conteúdos” é o barro, não o tijolo. Quero informações como quem quer massa de modelar: mergulhar minhas mãos nelas, moldá-las, formar novas figuras, esculpir minhas próprias construções. Mesmo que desmoronem e esvaneçam, poderei dizer que minha obra teve um sentido para mim – e começar imediatamente a modelar minha próxima peça. Antônio Simão Neto

A Profissão

Existe um grande número de métodos, técnicas, procedimentos, propostas e ações que, agrupados sob a designação genérica de “Metodologias Ativas”, fornecem a base para a implantação de práticas pedagógicas inovadoras, centradas no aluno, na construção ativa de conhecimentos e atitudes, no desenvolvimento da auto- confiança e da autonomia. Este vasto e rico universo é o assunto geral deste Curso. Seu foco, coerentemente com o que se propõe a desenvolver e discutir, está nos participantes do curso e na sua trajetória como ‘aprendedores’ ativos e autônomos, para que possam ser agentes transformadores em suas instituições. O Grupo SEB, em busca de novos caminhos educacionais, oferece este curso com a intenção de contribuir para as tão necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, na direção de um mundo melhor para todos.

Diferenciais

Preparar educadores para que possam ser agentes transformadores das formas de ensinar e aprender, tomando por base os conceitos comuns no campo da Aprendizagem Ativa, seus métodos, técnicas e procedimentos, conforme as tendências pedagógicas contemporâneas.

Os participantes ampliarão seu repertório de referências conceituais, metodológicas e práticas sobre Metodologias Ativas, para promover processos de inovação pedagógica na escola, com visão crítica, criatividade e comprometimento.

Perfil do Curso

  • Educadores
  • Professores
  • Gestores Educacionais
  • Graduados em qualquer área interessados em inovar as formas de ensinar e aprender

Próxima Turma

19/11/2019

Modalidade:
EAD
Duração:
360 horas
Mensalidade:
13 parcelas de R$ 270,00
* Bolsas a partir de 35% para ingressantes 2020.1 que utilizarem utilizando a nota do ENEM (confira regulamento da campanha e programa completo de bolsas)
  • Avaliar para Melhorar
  • Educação e Design
  • A Aprendizagem pela Ação
  • A Aprendizagem pela Interação
  • A Aprendizagem Ativa no Mundo Digital
  • Do Lúdico ao Prazer de Aprender
  • A Aprendizagem pela Descoberta
  • Espaços e Ambientes para a Aprendizagem
  • Processos do Conhecer / Trabalho de Conclusão Cada módulo é composto por 8 unidades temáticas
Fechar