Imagem destacada do curso

Letras Português/Inglês

Graduação • Licenciatura

Apresentação

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Letras português-inglês, modalidade EAD, é instrumentalizar, teórica e metodologicamente, o acadêmico, proporcionando-lhe uma formação ampla e adequada ao exercício do magistério, e de outras profissões ligadas à área, além de capacitá-lo para a pesquisa.

A estrutura da grade curricular do curso privilegia disciplinas, de caráter pedagógico e interdisciplinar e de formação específica do profissional de Letras, articuladas em grupos de conhecimento.

O primeiro grupo é composto pelas disciplinas didático-pedagógicas. Essas disciplinas fornecem um instrumental teórico sobre as questões psicossociais de modo geral, em especial as ligadas à educação. Além disso, são propostas disciplinas de caráter prático, vinculadas às atividades docentes.

O segundo grupo constitui-se das disciplinas que tratam dos conteúdos teóricos da área de Letras. As disciplinas desenvolvidas apresentam diferentes concepções teórico-metodológicas, apontam os principais conceitos da Linguística e da Literatura, apresentam as discussões mais relevantes dentro desses dois grandes eixos e compreendem também os estudos das línguas portuguesa e inglesa. Ainda, sugerem temas fundamentais que compõem os conteúdos básicos estudados no Ensino Fundamental e Médio.
Ainda, na composição do segundo grupo, busca-se o diálogo com outras áreas do conhecimento. O objetivo é oferecer ao futuro profissional de Letras o acesso à discussão e à análise de temáticas variadas e afins à proposta geral do curso. É nesse grupo que se encaixam as disciplinas pensadas para dar oportunidade ao aluno de aprofundar temáticas referentes ao estudo da cultura e das manifestações artísticas, consideradas relevantes para seus objetivos profissionais no futuro.

No terceiro grupo desenvolvemos a prática pedagógica intrinsecamente articulada desde o início do curso aos seus componentes curriculares, além das práticas de estágio. Essas atividades estão vinculadas a ambientes de ensino e aprendizagem.

Os diferenciais

Procurando atender à diversidade brasileira e à pluralidade regional, bem como contribuir para a leitura de mundo e o estudo das diferentes manifestações da língua, o curso garante a discussão teórica e a aplicação prática da língua e da literatura. A estrutura da grade curricular do curso privilegia disciplinas, de caráter pedagógico e interdisciplinar e de formação específica do profissional de Letras. O diferencial do Curso de Letras português-inglês está na qualidade do processo de formação de seus alunos. Temos materiais, recursos pedagógicos e tecnológicos que atendem de forma significativa a aprendizagem dos alunos. Os professores do Curso têm experiência profissional na área e são especialistas, mestres e/ou doutores. Além disso, o Curso de Letras em EAD (Educação a distância 100% online) conta com a qualidade do material pedagógico, as rotas de aprendizagem, os estudos de caso e uma tutoria ativa e participativa. Temos disciplinas que articulam prática e teoria, experiências com a leitura e a análise literária, produção e correção de textos, e laboratórios de língua (vivenciados nas disciplinas e nas propostas dos estudos de caso).

O mercado

A habilitação em Licenciatura em Letras português-inglês se destina a formar profissionais para o magistério dos níveis Fundamental, Médio e Superior e prepará-los para pesquisa. Em qualquer uma das atuações, ter uma formação completa, com a discussão de teorias e o conhecimento de ferramentas adequadas para a análise crítica da língua e da literatura.

Além do magistério no ensino regular, o curso capacita o profissional para atuar em cursos de língua inglesa, na produção, tradução e correção de material em língua inglesa e no assessoramento para a aplicação desse idioma.

Ainda quanto ao campo profissional, é possível atuar em pesquisa e no trabalho editorial, seja de livros didáticos ou literários, nas áreas de produção e revisão de texto.

Público destinado

Estudantes oriundos do ensino médio ou profissionais que tenham interesse em ingressar no mercado e aprimorar seus conhecimentos prévios.

Informações complementares

Periodicidade: Semestral

Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Sem conceito

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação EAD em Letras Português/Inglês, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 15 de abril de 2024