Imagem destacada do curso

Filosofia

Graduação • Licenciatura

Apresentação

O curso de licenciatura em Filosofia do Centro Universitário UniDomBosco proporciona, por meio de obras e o pensamento de grandes autores, material e ferramentas para questionar e refletir sobre o universo e o homem. Além disso, garante um aparato para pensar, interpretar e examinar questões como política, ética, moral e metafísica.

A graduação em licenciatura em Filosofia, desse modo, prepara o profissional para atuar em diferentes áreas da educação e da pesquisa, ao desenvolver competências e habilidades para a docência (Ensino Médio e Superior) e para metodologias acadêmicas.

Para a formação como licenciado, você estudará o processo do ensino e aprendizagem, formas metodológicas inovadoras, avaliação significativa, uso de tecnologias na educação, dentre outros temas.

Você também terá acesso a teorias e metodologias de pesquisa que serão fundamentais para a sua formação como pesquisador, que o capacitarão para o desenvolvimento de projetos, planos e programas e para análises referentes às questões filosóficas e sociais, de forma crítica e humanizada.

Os professores do curso de licenciatura em Filosofia têm experiência profissional na área e são especialistas, mestres e/ou doutores, o que garante ao conteúdo programático uma qualidade única, com excelência no material pedagógico, utilização de rotas de aprendizagem, estudos de caso e tutoria ativa e participativa.

Tanto para a docência quanto para exercer o papel de professor/pesquisador, é necessário ter bases adequadas para a análise crítica e para proposições filosóficas, que são fomentadas pelas teorias e metodologias fornecidas como suporte ao longo da formação – desde clássicas às contemporâneas.

Ademais, estudar Filosofia é essencial para desenvolver uma mente crítica e analítica, fornecendo ferramentas para questionar e refletir sobre questões fundamentais da existência humana, como moralidade, conhecimento e a natureza da realidade.

A Filosofia ainda colabora substancialmente para a melhoria da criatividade, ao desafiar os padrões estabelecidos de pensamento, incentivando a exploração de novas ideias e perspectivas.

A área também oferece a possibilidade de insights sobre questões éticas e morais que são relevantes em todas as frentes da vida, desde a tomada de decisões pessoais até questões sociais e políticas.

Ao se aprofundar nos estudos da Filosofia, os alunos desenvolvem habilidades que os capacitam a analisar problemas complexos e formar opiniões fundamentadas, contribuindo para uma sociedade mais informada e engajada.

Por que se matricular no curso de licenciatura em Filosofia do UniDomBosco?

  • Excelência Acadêmica: o curso é reconhecido por sua excelência acadêmica. Nossos professores mestres e doutores são referência em suas respectivas áreas e estão comprometidos em fornecer uma educação de alta qualidade, combinando teoria e prática para preparar os alunos para os desafios do mundo real.
  • Estrutura: nossos polos de apoio são preparados para oferecer o melhor desenvolvimento aos alunos, com tutoria especializada, laboratório digital, conteúdo didático com rotas de aprendizagem, estudos de casos, biblioteca digital e laboratórios digitais, o que dá mobilidade de estudo aos estudantes. 
  • Estágio: o curso também prevê estágios curriculares que são desenvolvidos de forma articulada e contemplam atividades práticas nas principais áreas de atuação da licenciatura em Filosofia.
  • Currículo Abrangente: Nosso currículo abrange uma ampla gama de tópicos, e você obterá conhecimentos sólidos em diversos campos, preparando-se para atuar em diferentes contextos da Filosofia.
  • Suporte Individualizado: Reconhecemos que cada aluno é único e incluímos suporte personalizado, orientação acadêmica e aconselhamento profissional para ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Duração

O programa tem duração de 4 anos (8 semestres) e é oferecido na modalidade EAD.

O mercado

O profissional formado em licenciatura em Filosofia pode atuar no Ensino Médio, no Ensino Superior e na pesquisa.

Para a atuação no Ensino Médio, o futuro professor poderá desenvolver material didático, terá competências para propor planos de aula e de ensino, capacidade de gestão escolar e conhecimento e habilidades para promover situações de debate filosófico e ação social.

O professor do Ensino Superior, além da docência, desenvolve projetos de pesquisa e de reflexão filosófico-político-social.

A formação em Filosofia abre espaço também para a atuação na pesquisa que envolva uma posição analítica, crítica e reflexiva sobre temas como política, ética, religião, a natureza das coisas e a natureza humana.

Há ainda a possibilidade de ampliação do leque de atuação da carreira para profissionais formados em outras áreas, como professor/pesquisador, desenvolvendo análises e investigações embasadas em conhecimentos filosóficos, como crítico em meios de comunicação, como pesquisador em ONGs e atividades do setor público, além de escrever artigos e/ou trabalhos para a imprensa de forma geral.

Especialidades

Algumas das especialidades que podem se encaixar na atuação dos profissionais da área são:

  • Professor de Filosofia: leciona em escolas de ensino médio, pré-vestibulares e cursinhos, ministrando disciplinas de filosofia e contribuindo para a formação de novas gerações.
  • Consultor em ética: trabalha como consultor em questões éticas, orientando empresas e organizações sobre dilemas morais e responsabilidade social.
  • Filósofo clínico: oferece aconselhamento filosófico em contextos terapêuticos, ajudando indivíduos a refletir sobre questões existenciais e éticas.
  • Gestor de projetos culturais: organiza e coordenar eventos culturais relacionados à filosofia, promovendo o acesso ao pensamento filosófico na comunidade.
  • Mediador de conflitos: aplica habilidades filosóficas na resolução de conflitos, facilitando o diálogo e promovendo a compreensão mútua entre as partes envolvidas.
  • Educador informal: promove a educação filosófica fora do ambiente escolar, por meio de workshops, grupos de discussão e outras atividades comunitárias, enriquecendo o debate público e a reflexão crítica.

Público Destinado

Estudantes oriundos do ensino médio ou profissionais que tenham interesse em ingressar no mercado e aprimorar seus conhecimentos prévios.

O estudante de licenciatura em Filosofia geralmente possui uma curiosidade aguçada pelo pensamento humano e uma paixão pela busca do conhecimento. É alguém que valoriza a reflexão crítica e está aberto a explorar uma variedade de perspectivas filosóficas.

Além disso, é comum que demonstre habilidades analíticas e capacidade de expressão verbal, características essenciais para compreender e comunicar os conceitos filosóficos de forma clara e acessível.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

  • Metodologias ativas de aprendizagem, com o aluno no centro do protagonismo da própria formação;
  • Grade atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e tendências do mercado de trabalho;
  • Formação prática e humanizada;
  • Professores mestres e doutores renomados em suas área de atuação;
  • A melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com laboratórios digitais de ponta;
  • Conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação).

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação EAD em Filosofia, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 6 de março de 2024