Imagem destacada do curso

Educação Física

Graduação • Licenciatura

Apresentação

Muito mais que educar o corpo, o profissional de Educação Física trabalha com questões que envolvem saúde, lazer, recreação e ética. Para trazer ao aluno uma formação completa, o curso de licenciatura em Educação Física do Centro Universitário UniDomBosco contempla o conhecimento científico aliado a projetos práticos que auxiliam na formação humana, técnica e, principalmente, pedagógica.


Estudar na graduação de licenciatura em Educação Física na instituição oferece uma oportunidade única para os indivíduos que desejam fazer parte de uma área em constante crescimento e relevância na sociedade contemporânea.

Com a alta na conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar físico, a demanda por profissionais qualificados para a licenciatura em Educação Física está em alta.

O programa do UniDomBosco, portanto, destaca-se pela excelência acadêmica e pela infraestrutura moderna oferecida aos estudantes. Os alunos têm acesso a laboratórios bem equipados com tecnologia de ponta, instalações esportivas e corpo docente altamente qualificado, que proporcionam uma experiência educacional enriquecedora e estimulante.

Nossos professores, além de qualificados academicamente, possuem destaque como atletas, técnicos e pesquisadores, dispondo-se a repassar seu conhecimento a todos que se matriculam no curso.

A faculdade ainda possui projetos voltados tanto para ex-alunos quanto para alunos matriculados.

O Projeto UniDomBosco Olímpico, por exemplo, abre as portas para atletas de renome estadual, nacional e internacional com bolsas de estudo, dando-lhes a oportunidade de conciliar a carreira esportiva com a melhor formação acadêmica.

O Projeto UniDomBosco Dança fortalece os laços entre os alunos, a instituição e a comunidade. Os próprios acadêmicos assumem papéis de protagonistas ao longo da formação, podendo ser gestores dos programas de atividades.

Sob a coordenação do professor Carlos Educardo Scardanzan Heeren, o projeto laboratório prático-teórico de dança é ofertado a toda a comunidade da instituição.

Trabalho integrado, versátil e sempre atento ao movimento mercadológico torna o curso de Educação Física do Centro Universitário UniDomBosco uma referência de ensino, com inúmeras vantagens.

Além de adquirir conhecimentos sólidos em anatomia, fisiologia e metodologias de ensino, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe, essenciais para uma carreira bem-sucedida como licenciado na área.

A escolha pela Educação Física é uma decisão importante, pois oferece uma ampla gama de oportunidades profissionais, atuando como professor em escolas de ensino fundamental e médio, com um campo vasto para explorar e contribuir.

Além disso, a profissão pode ser interessante também do ponto de vista financeiro. Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, a demanda por serviços de educação física e treinamento personalizado está em ascensão, o que se reflete em salários competitivos e oportunidades de crescimento na carreira para os professores do ramo.

Nossa instituição, nota máxima no MEC, oferece um curso de graduação em Educação Física que não apenas prepara os alunos com conhecimento científico de ponta, mas também cultiva habilidades práticas e éticas para se destacar nesse campo dinâmico e em constante evolução.

Por que escolher a licenciatura em Educação Física do UniDomBosco?

  • Excelência Acadêmica: o curso é reconhecido por sua excelência acadêmica. Nossos professores mestres e doutores são referência em suas respectivas áreas e estão comprometidos em fornecer uma educação de alta qualidade, combinando teoria e prática para preparar os alunos para os desafios do mundo real.
  • Estrutura: nossos polos de apoio são preparados para oferecer o melhor desenvolvimento aos alunos, com tutoria especializada, laboratório digital, conteúdo didático com rotas de aprendizagem, estudos de casos, biblioteca digital e laboratórios digitais, o que dá mobilidade de estudo aos estudantes. 
  • Estágio: o curso também prevê estágios curriculares que são desenvolvidos de forma articulada e contemplam atividades práticas.
  • Currículo Abrangente: Nosso currículo abrange uma ampla gama de tópicos, desde anatomia e fisiologia até terapias especializadas e reabilitação. Você obterá conhecimentos sólidos em diversas áreas, preparando-se para atuar em diferentes contextos da Educação Física.
  • Suporte Individualizado: Reconhecemos que cada aluno é único e incluímos suporte personalizado, orientação acadêmica e aconselhamento profissional para ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Duração

O programa tem duração de 4 anos (8 semestres) e é oferecido na modalidade EAD.

O mercado

O mercado de trabalho para o profissional formado em licenciatura em Educação Física é bem amplo e com grande demanda. Como é obrigatória a presença de disciplinas de Educação Física no ensino fundamental e médio, os professores podem seguir carreira dando aulas em escolas da rede pública ou privada.

Especialidades

  • Educação Física escolar: ministração de aulas de Educação Física em escolas de ensino fundamental e médio, promovendo o desenvolvimento motor e a prática de atividades físicas entre os estudantes.
  • Coordenação de projetos esportivos escolares: organização e gestão de atividades esportivas dentro do ambiente escolar, incluindo competições, eventos e programas extracurriculares.
  • Orientação pedagógica em esportes: assessoria técnica e pedagógica em instituições esportivas e clubes, orientando treinadores e atletas no desenvolvimento de habilidades e na promoção de valores educacionais.
  • Desenvolvimento de material didático: criação de recursos educacionais, como manuais, vídeos e jogos, para auxiliar no ensino e aprendizagem de Educação Física nas escolas.
  • Educação Física inclusiva: adaptação de atividades físicas para incluir alunos com necessidades especiais, promovendo a participação de todos em um ambiente educacional inclusivo.
  • Assessoria em políticas públicas de Educação Física: contribuição para o desenvolvimento e implementação de políticas educacionais relacionadas à Educação Física, visando a melhoria da qualidade do ensino e a promoção da saúde nas comunidades.
  • Carreira acadêmica: atuação como pesquisador e professor universitário, conduzindo estudos e lecionando disciplinas relacionadas à Educação Física em instituições de ensino superior.
  • Gestão de programas de atividade física: coordenação e administração de programas de atividade física em comunidades, empresas ou instituições governamentais, promovendo a saúde e o bem-estar da população por meio de intervenções específicas.

Público Destinado

O estudante de licenciatura em Educação Física geralmente demonstra paixão pelo ensino e pelo movimento, bem como habilidades pedagógicas sólidas para adaptar as aulas às necessidades dos alunos.

Além disso, o profissional da área costuma possuir conhecimentos técnicos em diversas modalidades esportivas e uma postura ética comprometida com a promoção de valores como respeito e inclusão.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

  • Metodologias ativas de aprendizagem, com o aluno no centro do protagonismo da própria formação;
  • Grade atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e tendências do mercado de trabalho;
  • Formação prática e humanizada;
  • Professores mestres e doutores renomados em suas área de atuação;
  • A melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com laboratórios digitais de ponta.

Mais Informações

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso de Graduação EAD em Educação Física, entre em contato com um atendente através dos nossos canais de atendimento ou fale diretamente com a coordenação do curso.

última atualização em: 22 de abril de 2024