A Educação inclusiva pode ser entendida como se a Educação especial fosse englobada pela escola regular e deve levar em conta que todos os alunos podem passar por dificuldades durante a sua vida escolar. A Educação inclusiva é direito fundamental garantido constitucionalmente e se baseia na declaração de Salamanca, elaborada durante a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada na cidade de Salamanca (Espanha) em 1994.
Desde a elaboração da Declaração, diversos esforços foram desencadeados para efetivação de políticas públicas que garantissem a inclusão do aluno portador de deficiências na escola regular o que, consequentemente seria um primeiro encaminhamento para a inclusão social, tendo em vista o respeito gerado à diversidade. Porém, essa inclusão ainda passa por percalços em diferentes áreas como nesse caso, as barreiras pedagógicas causadas pela falta de formação e informação dos profissionais.
Dessa forma, a Especialização em Educação Especial e Inclusiva, ofertada pelo UniDomBosco, busca atender à emergência do mercado educacional, seja nos campos administrativos como na atuação junto aos educandos. O corpo docente efetivo do curso conta com profissionais, atuantes na área garantindo, além da formação acadêmica avançada, aproximação ao campo de trabalho.
Aulas presenciais firmando contatos extensivos com os docentes
Docentes com experiência prática comprovada
Instituição de Ensino com mais de 50 anos no mercado
Luciano da Cruz
Graduado em Educação Física, Licenciatura Plena pela UFPR (1987), Mestrado em Educação Física pelo programa da UFPR na linha de pesquisa História e Sociologia do Esporte e Lazer (2011). Especialização em Ciência e Técnica do Voleibol e Basquetebol pela FAFICLA (1990). Atua na área de Educação Física escolar no Ensino Básico desde 1986 e no Ensino Superior à partir de 2010 nas disciplinas de Graduação e na Coordenação do curso de Especialização em Educação Física Escolar (2014), Educação especial e Inclusiva (2019)