O Curso de Pós-Graduação em Aprendizagem Ativa está voltado para diversas práticas pedagógicas que compartilham a visão de que a aprendizagem deve ser um processo ativo, jamais passivo. Tomam o aluno como agente capaz de explicitar dúvidas, gerar perguntas e definir problemas, buscando ativamente soluções por meio da investigação, da pesquisa, da interação, do debate, do teamwork e da colaboração. A Teoria da Ação (Action Theory) tem origem nas ideias de Vygostky e vem recebendo continuamente contribuições de autores dos campos da Psicologia, da Ciência Cognitiva, do Design e da Educação – grandes nomes como Wallon, Freinet e Freire, por exemplo – mas é o enorme número de autores menos famosos, porém extremamente criativos e muito comprometidos com a transformação da educação, que constitui a riqueza de um conjunto de práticas, que não compõem uma “escola” de pensamento pedagógico formal. São correntes de pensamento que em comum acalentam a ideia de que aprender e fazer não existem como instâncias separadas: ao agir sobre o mundo o compreendemos melhor – e compreendendo-o melhor, melhor agimos sobre ele.
Graduados em todas as área do conhecimento interessados em inovar as formas de ensinar e aprender.
O profissional especializado em Aprendizagem Ativa pode atuar na área da Educação, em escolas, consultorias, aulas particulares, docência, gestão, além da possibilidade de atuar em empresas públicas e privadas em diversos setores acadêmicos e administrativos.
*A documentação deve ser protocolada no portal webaluno em até 30 dias após da matrícula.
Profa. Dra. Caroline Petian