Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS 466/2012 e CNS 510/2016).

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS 466/2012 e CNS 510/2016 e complementares), diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

Desta maneira, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição do CEP. A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada. O CEP, ao emitir parecer independente e consistente, contribui ainda para o processo educativo dos pesquisadores, da instituição e dos próprios membros do comitê. Finalmente, o CEP exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade. Dessa forma, deve promover atividades, tais como seminários, palestras, jornadas, cursos e estudo de protocolos de pesquisa.

Membros

Prof. Dr. Siddhartha Uhrigshardt Silva – Odontologia

Vice Coordenador

Dr. André Felipe Caregnato – Educação Física

Secretária

Flavia Carolina Dezotti

Membros relatores titulares

• Prof. Dr. Siddhartha Uhrigshardt Silva – Odontologia
  • Prof. Dra. Eliana Rezende Adami – Odontologia
  • Prof. Dr. Gerson Luiz Cleto Dal-Cól – Educação Física e Tecnologia da Informação
  • Prof. Dr. André Felipe Caregnato – Educação Física
  • Prof. M. Sc. Joseth Jardim – Psicologia
  • Prof. M. Sc. Mara Angelita Nestor Ferreira – Direito
  • Dr. Vagner José Lopes – Enfermagem

Membros relatores suplentes

• Prof. Dra. Gilda Maria Grassi Luck – Pedagogia
  • Prof. Dra. Cristiane Gonçalves Ribas – Fisioterapia

Membros relatores Ad Hoc

• Prof. MSc. Adriana Franzoi Wagner – Administração

Representante de usuários

Sr. Carlito Wagner Moreira, conforme indicação do Conselho Municipal de Saúde

Documentações

Regimento Interno

Submissão de Projetos

Para submissão de projetos de pesquisa é necessário cadastrar o projeto na Plataforma Brasil.

Documentos importantes para a submissão do seu projeto

Resoluções

Calendário do comitê de Ética em Pesquisa 2021

As reuniões ordinárias ocorrem na última quarta-feira de cada mês, o projeto deve ser submetido 15 dias antes da data da reunião.

MêsData da reunião CEPPrazo máximo para a submissão do projeto
Junho/202130/06/202115/06/2021
Agosto/202125/08/202111/08/2021
Setembro/202129/09/202115/09/2021
Outubro/202127/10/202112/10/2021
Novembro/202124/11/202109/11/2021

As reuniões poderão ter datas alteradas conforme o quórum mínimo do colegiado que compõe este CEP.

Horário de funcionamento/contato

Terça a sexta-feira – das 13:00 às 17:00 horas.

Em função da pandemia Covid/19, o contato com o CEP pode ser por e-mail ou chat/Teams com Flavia Carolina Dezotti no flavia.dezotti@unidombosco.edu.br

Flavia Carolina Dezotti

Telefone: 41 3213–5231

Dr. Siddhartha Uhrigshardt Silva

Telefone: 41 3213–5200

Email: cep@unidombosco.edu.br

Quer saber mais sobre o CEP/CONEP ou busca qualificação na área de Ética ou bioética?

Quer ter acesso a cursos gratuitos sobre o processo de submissão de projetos em CEP? Acesse o link: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep

Nesse link você conta com cursos gratuitos de como submeter seu projeto no Sistema CEP e ainda pode utilizar do certificado como horas de Atividades Complementares.

última atualização em: 3 de abril de 2023