Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


voce-sabe-o-que-sao-programas-de-trainee

Quem está cursando uma graduação certamente já ouviu falar sobre programas de trainee.

Porém, muitos não sabem exatamente o que eles são, para quem são e quais as diferenças entre esses programas e os estágios, por exemplo.

O que são os programas de trainee?

São programas criados dentro das empresas com o objetivo de recrutamento, desenvolvimento e retenção de profissionais que possuam excelentes capacidades gerenciais e diferenciadas, visando que esses assumam, no futuro, posições estratégicas.

É essencial compreender que um programa de trainee não é um estágio. Inclusive, para ingressar como trainee, exige-se o diploma da graduação. Além de se diferenciar por não ter caráter educacional e ser um contrato no formato CLT.

O perfil dos candidatos desses programas, além de serem graduados, é ter até os 30 anos de idade, fluência num idioma estrangeiro e bons cursos de qualificação.

Habilidades como liderança, boa comunicação, criatividade, empreendedorismo, flexibilidade, foco, visão estratégica e proatividade fazem parte das principais observadas durante a seleção.

As seleções para esse tipo de programa costumam ter de 5 a 7 etapas e entre as principais estão:

Para se inscrever é preciso atender às exigências do programa quanto ao idioma, currículo e outros.

Nelas costumam ser feitos testes prévios de língua portuguesa, língua estrangeira e conteúdos técnicos necessários ao programa.

Etapa comum e importante da seleção, pois é o momento em que se avaliam as habilidades buscadas no programa.

Feita para avaliar as habilidades de comunicação e raciocínio no idioma.

Costuma ser nessa etapa que os gestores observam os candidatos mais de perto. Normalmente é proposto uma case para que os candidatos apresentem soluções.

Costuma ser das etapas finais, com o objetivo de avaliar ou validar as análises, assim como buscar saber o que o candidato sabe sobre a empresa e o mercado de trabalho.

A quantidade de trainees por programa varia muito de empresa para empresa e forma de atuação dentro delas também. Durante o programa existem avaliações constantes de desempenho dos profissionais.

Por ser um programa para profissionais em início de carreira, os salários são considerados bons e atrativos.

Muitas empresas contam com programas de trainee e a maioria salienta que é uma boa forma de capacitar profissionais para atuação posterior em cargos mais importantes dentro da empresa. Poder treinar os profissionais recém-chegados da graduação e sem vícios do mercado é uma das principais vantagens citadas pelas empresas.

Os estudantes de graduação que buscam uma oportunidade de participar de um programa como esse devem ficar atentos às oportunidades de melhoria do currículo. Estar atento aos requisitos desses programas é essencial para, chegada a hora, poder se inscrever e conseguir uma vaga.

Gosta dos nossos conteúdos? Acompanhe o Blog UniDomBosco e as redes sociais para se manter atualizado.

última atualização em: 25 de janeiro de 2022