sedentario

Você é sedentário? Leia esta manchete:

OMS: Falta de atividade física pode causar doenças em 500 milhões de pessoas até 2030 

Essa manchete circulou pelos meios de comunicação e trouxe muitos comentários e discussões sobre o tema do sedentarismo. 

São números de fato preocupantes e que devem fazer não só você que é sedentário, mas como a população de forma geral, pensar bastante e tomar atitudes. 

O que é sedentarismo? 

O sedentarismo é a falta ou redução de atividades físicas e esportivas, que resulta em um gasto calórico reduzido. 

Vamos entender melhor o que fala o relatório de status global sobre saúde física 2022 

Este relatório de status global sobre atividade física é a primeira avaliação global dedicada da OMS sobre o progresso global na implementação por país das recomendações de políticas do Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA) 2018-2030. Também apresenta uma estimativa do custo para os sistemas de saúde de não tomar medidas para melhorar os níveis de atividade física e reforça a urgência de posicionar a atividade física como uma prioridade compartilhada de todo o governo e fortalecer a coordenação e parcerias para promover a atividade física. 

O plano de ação teve início após 2018 e, obviamente, a pandemia afetou sua efetivação, além de aumentar o sedentarismo pelo mundo em todas as faixas etárias.  

O objetivo agora é intensificar as ações e, principalmente, a conscientização sobre os problemas causados, visando que os números citados no início do artigo não se concretizem. 

De acordo com a OMS, ser sedentário pode levar às doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras não transmissíveis. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse esperar que os países e parceiros usem o relatório “para construir sociedades mais ativas, saudáveis e justas para todos”. Para ele, é preciso ampliar a implementação de políticas para apoiar as pessoas a serem mais ativas por meio de caminhadas, ciclismo, esportes e outras atividades físicas. 

Quanto é o mínimo de atividade física que deve ser realizado para não ser considerado sedentário? 

Em agosto de 2021 o governo brasileiro lançou o primeiro Guia de atividade física para a população brasileira. 

O guia traz, na introdução, uma explicação sobre o que é atividade física e a diferença entre ela e o exercício físico, quais os tipos de intensidade das atividades físicas, o que é um comportamento sedentário, qual a importância da atividade física e outros temas importantes. 

Depois, nos capítulos, fala sobre atividade física para as diferentes faixas etárias e quantidade de tempo recomendado. 

O guia traz também orientações para gestantes e mulheres no pós-parto e para pessoas com deficiência. 

De forma simples, e que todos podem compreender, o guia ajuda, principalmente, aqueles que não tem tanto acesso à informação e que desconhecem os danos que o sedentarismo pode causar. 

Se você puder divulgar o guia, pode estar ajudando um número significativo de pessoas e mudando não só a vida delas como a da sociedade de forma geral. 

Começar, o quanto antes, a ter uma vida mais saudável traz resultados mais cedo do que se pode imaginar.  

A saúde física e a saúde mental possuem uma grande relação e, diante dos debates sobre a saúde mental tão importantes que vêm sendo trazidos em todo o mundo, devido às muitas questões trazidas, também, pela pandemia, unir as intenções e ações sobre a saúde de forma geral se faz cada vez mais essencial. 

Gosta dos conteúdos do blog? Continue acompanhando para se manter sempre informado. 

 

última atualização em: 9 de novembro de 2022