Você é sedentário?

Avatar

Você é sedentário? Leia esta manchete:

OMS: Falta de atividade física pode causar doenças em 500 milhões de pessoas até 2030 

Essa manchete circulou pelos meios de comunicação e trouxe muitos comentários e discussões sobre o tema do sedentarismo. 

São números de fato preocupantes e que devem fazer não só você que é sedentário, mas como a população de forma geral, pensar bastante e tomar atitudes. 

O que é sedentarismo? 

O sedentarismo é a falta ou redução de atividades físicas e esportivas, que resulta em um gasto calórico reduzido. 

Vamos entender melhor o que fala o relatório de status global sobre saúde física 2022 

Este relatório de status global sobre atividade física é a primeira avaliação global dedicada da OMS sobre o progresso global na implementação por país das recomendações de políticas do Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA) 2018-2030. Também apresenta uma estimativa do custo para os sistemas de saúde de não tomar medidas para melhorar os níveis de atividade física e reforça a urgência de posicionar a atividade física como uma prioridade compartilhada de todo o governo e fortalecer a coordenação e parcerias para promover a atividade física. 

O plano de ação teve início após 2018 e, obviamente, a pandemia afetou sua efetivação, além de aumentar o sedentarismo pelo mundo em todas as faixas etárias.  

O objetivo agora é intensificar as ações e, principalmente, a conscientização sobre os problemas causados, visando que os números citados no início do artigo não se concretizem. 

De acordo com a OMS, ser sedentário pode levar às doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras não transmissíveis. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse esperar que os países e parceiros usem o relatório “para construir sociedades mais ativas, saudáveis e justas para todos”. Para ele, é preciso ampliar a implementação de políticas para apoiar as pessoas a serem mais ativas por meio de caminhadas, ciclismo, esportes e outras atividades físicas. 

Quanto é o mínimo de atividade física que deve ser realizado para não ser considerado sedentário? 

Em agosto de 2021 o governo brasileiro lançou o primeiro Guia de atividade física para a população brasileira. 

O guia traz, na introdução, uma explicação sobre o que é atividade física e a diferença entre ela e o exercício físico, quais os tipos de intensidade das atividades físicas, o que é um comportamento sedentário, qual a importância da atividade física e outros temas importantes. 

Depois, nos capítulos, fala sobre atividade física para as diferentes faixas etárias e quantidade de tempo recomendado. 

  • Crianças de até 1 ano: pelo menos 30 minutos por dia. 
  • Crianças de 1 a 2 anos: pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade. 
  • Crianças de 3 a 5 anos: pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, sendo, no mínimo, 1 hora de intensidade moderada a vigorosa. 
  • 6 a 17 anos: 60 minutos ou mais de atividade física por dia. 
  • Adultos: Se você preferir as atividades físicas moderadas, você deve praticar, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana. Se você preferir as atividades físicas vigorosas, você deve praticar, pelo menos, 75 minutos de atividade física por semana. 

O guia traz também orientações para gestantes e mulheres no pós-parto e para pessoas com deficiência. 

De forma simples, e que todos podem compreender, o guia ajuda, principalmente, aqueles que não tem tanto acesso à informação e que desconhecem os danos que o sedentarismo pode causar. 

Se você puder divulgar o guia, pode estar ajudando um número significativo de pessoas e mudando não só a vida delas como a da sociedade de forma geral. 

Começar, o quanto antes, a ter uma vida mais saudável traz resultados mais cedo do que se pode imaginar.  

A saúde física e a saúde mental possuem uma grande relação e, diante dos debates sobre a saúde mental tão importantes que vêm sendo trazidos em todo o mundo, devido às muitas questões trazidas, também, pela pandemia, unir as intenções e ações sobre a saúde de forma geral se faz cada vez mais essencial. 

Gosta dos conteúdos do blog? Continue acompanhando para se manter sempre informado.