Vale a pena fazer curso de férias?

Avatar

A correria da vida dos estudantes durante o período letivo é bastante intensa e ouvir “curso de férias” pode até parecer insanidade.

Porém, na verdade, é exatamente devido à correria da vida do período letivo, dividindo o tempo entre estudos, trabalho, estágios e vida social, que um curso de férias pode valer a pena.

Todos sabemos que se manter atualizado no mercado de trabalho atual é essencial e toda oportunidade de aprendizado deve ser aproveitada.

Por isso, vamos falar das vantagens de se fazer curso de férias.

O que é um curso de férias?

Como o próprio nome já diz, é um curso ministrado durante as férias dos estudantes. Normalmente, eles tratam de assuntos específicos e com uma carga horária “puxada”, para que se aprenda o máximo no menor tempo.

Os cursos de férias de idiomas sempre foram muito procurados pelos estudantes, porém atualmente é possível encontrar cursos dos mais variados assuntos e áreas.

Quais as vantagens de fazer esse tipo de curso?

Além da vantagem principal que é de aquisição de conhecimento, fazer esse tipo de curso traz outras vantagens como:

•        Duração

A curta duração é das principais vantagens desse tipo de curso. Poder estudar um assunto específico em pouco tempo traz muitas vantagens para o estudante.

•        Custo-benefício

O custo de um curso de férias costuma ser bem menor do que os de longa duração e traz, como já falamos, um conhecimento que faz diferença para o estudante.

•        Networking

Nesses cursos é possível conhecer pessoas da mesma área e se conectar com elas. Sabemos da importância do networking no mercado de trabalho e toda oportunidade de conquistar isso deve ser feita.

•        Outras vantagens

Num curso de um assunto específico, o estudante pode acabar descobrindo uma aptidão ou, até o contrário, descobrir que não tem interesse ou habilidade para algo e isso o fará refletir até sobre sua carreira.

Estudar nas férias não costuma ser comum para os estudantes, mas manter o ritmo de estudo, em menor quantidade claro, é importante para a vida acadêmica. Assim como se tem momentos de lazer durante o ano letivo, os momentos de estudo durante as férias são considerados benéficos.

Como escolher um bom curso de férias?

É sempre importante na escolha de qualquer tipo de curso buscar instituições que tenham referências e que prezam pelo bom ensino.

Ao escolher o tipo de curso deve-se buscar entender quais habilidades ou temáticas podem ajudar mais naquele momento.

Fazer uma pesquisa de valores e grade curricular também é essencial para fazer uma boa escolha.

Você vai aproveitar as férias para fazer um curso? E se mais do que isso você quisesse aliar o aprendizado com uma viagem?

estudante-passeando-no-intervalo-do-curso-de-ferias

Como se organizar para fazer um curso de férias no exterior?

Essa é sim uma possibilidade, pode ser uma experiência bastante enriquecedora, proporcionando não apenas aprendizado acadêmico, como também uma imersão cultural única. 

Mas para isso, é preciso muito mais do que só a vontade de aprender e de viajar. Por isso selecionamos algumas dicas que consideramos importantes para quem está considerando essa opção:

  • Planejamento antecipado

Iniciar o planejamento com bastante antecedência é essencial para que tudo ocorra da melhor maneira. Esse planejamento deve incluir pesquisa sobre programas dos cursos que te interessam, destinos, prazos de inscrição e tudo mais que envolva a viagem.

  • Escolha do curso e instituição

Depois de pesquisar os cursos que te interessam selecione um que esteja alinhado aos seus objetivos acadêmicos e interesses. Pesquise tanto pela internet quanto com pessoas sobre a reputação da instituição de ensino e a qualidade do curso oferecido.

  • Requisitos de visto

Escolhido o curso e por consequência o país de destino é preciso verificar os requisitos de visto para o país e outros tipos de documentos. Certifique-se de terá tempo suficiente para obter o visto antes do início do curso.

  • Acomodações

A pesquisa de acomodação é uma etapa bem importante. Busque opções em residências estudantis, apartamentos compartilhados, casas de família e até mesmo hostels e hotéis. Considere nessa pesquisa a proximidade com a instituição de ensino e as comodidades que você considera importantes.

  • Custos e Orçamento:

Calcular todos os custos envolvidos, incluindo taxas de curso, acomodação, alimentação, passagens aéreas, despesas pessoais, passeios e outros. Estabeleça um orçamento realista e condizente com a sua realidade e esteja preparado para imprevistos.

  • Seguro de viagem:

Adquira um seguro de viagem de confiança e  que cubra despesas médicas, cancelamento de viagem e outros imprevistos. Este é um item que você não pode deixar de fora.

  • Idioma do curso

O idioma que o curso será ministrado deve ser um ponto importante a ser avaliado. Caso você não tenha fluência no mesmo é importante observar se terá tempo de adquirir as habilidades linguísticas necessárias até o início do curso. Isso facilitará não somente a integração no ambiente acadêmico como também no social.

  • Pesquise sobre a cultura local

Faça uma boa pesquisa sobre a cultura local e as normas sociais do país que irá. Respeite as tradições e esteja aberto a novas experiências, pois isso enriquecerá sua estadia no exterior.

  • Networking e interação social

Participe de eventos sociais, clubes estudantis e atividades extracurriculares durante o período do curso. Isso não apenas ampliará seu círculo social, como também fará com que a experiência fique mais rica.

  • Explore o destino:

Aproveite a oportunidade para explorar o país e a região ao redor. Conheça a história, a culinária e as atrações locais para uma experiência verdadeiramente enriquecedora. 

Fazer um curso de férias no exterior é uma oportunidade muito interessante de crescimento pessoal e acadêmico. 

Se você ficou interessado, comece o quanto antes a pensar sobre qual será o seu curso e destino.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter sempre informado.