Trainee ou estágio?

Avatar

trainee-ou-estagio

Os estudantes das graduações certamente, em algum momento, já se fizeram ou já ouviram a pergunta: trainee ou estágio? 

Para entender melhor se, de fato, essa é uma pergunta que deveria ser feita, é preciso entender o que é cada um deles. 

O que é estágio? 

O estágio é uma etapa importante na formação profissional do estudante e, em alguns casos, obrigatório. Com isso, a pergunta trainee ou estágio, já não se encaixa. Um estudante na graduação deve buscar entender quais são as exigências do seu curso com relação ao estágio, logo no primeiro semestre, para que assim possa elaborar seu plano com relação a ele. 

O estágio é um período de aprendizado prático, em uma definição simplista.  

Como dissemos, existe o estágio obrigatório (que alguns cursos ou instituições pedem), o estágio remunerado (nesse o estudante recebe um pagamento pela sua atuação, enquanto também aprende) e o estágio voluntário (no qual o estudante não recebe nada e o faz por escolha própria). 

Uma das obrigatoriedades do estágio é que o estudante esteja matriculado em um curso. Alguns estágios requerem graduação, outros cursos técnicos. Mas, para que seja um estágio, é preciso que exista um estudante em formação acadêmica. 

Escolher entre as opções de estágio pode, sim, ser uma dúvida dos estudantes e, além de entender o que cada um deles traz como benefícios, é preciso avaliar o que traz de problemas. Um estágio remunerado pode se encaixar também no obrigatório, porém será que ele trará todos os aprendizados necessários? Um estágio voluntário pode ser bem interessante, mas será que vai tomar o tempo de estudos que é tão precioso? Sentar e avaliar os prós e contras é algo essencial nesse momento. 

E o que é trainee? 

São programas criados dentro das empresas com o objetivo de recrutamento, desenvolvimento e retenção de profissionais que possuam excelentes capacidades gerenciais e diferenciadas, visando que esses assumam, no futuro, posições estratégicas. 

É essencial compreender que um programa de trainee não é um estágio. Inclusive, para ingressar como trainee, exige-se o diploma da graduação. Além de se diferenciar por não ter caráter educacional e ser um contrato no formato CLT. 

Essa definição já faz com que a pergunta trainee ou estágio não exista. Não é um ou outro, já que eles são coisas distintas. 

O estágio é para estudantes e o trainee para profissionais recém formados. Ambos têm como objetivo principal o aprendizado, porém com foco e atuação distintas. 

Inclusive os programas de trainee existem em determinados tipos de mercados e empresas. O que faz com que nem todo profissional recém formado procure e consiga esse tipo de atuação. 

Se na sua área existem esses programas, é preciso também entender se, para você, ele faz sentido. Eles costumam ter um processo de seleção complexo, mas as remunerações e oportunidades de aprendizado e de futuro nas empresas são as grandes vantagens. 

Conhecer as opções na sua área, enquanto ainda se está na graduação, é interessante para já se preparar, caso deseje. Inglês fluente e cursos de qualificação costumam ser exigidos e, com mais tempo, é possível se preparar da melhor forma. 

Afinal, trainee ou estágio? 

Na verdade, o estágio é sempre importante, seja no formato que for e, caso seja interessante, um programa de trainee certamente é agregador. 

Seria então trainee e estágio ou só estágio. Ficou clara a diferença entre eles? Escreva nos comentários.